in

Como começar a trabalhar com a Internet das Coisas

Quer entrar nesse ramo? Veja algumas dicas!

Como começar a trabalhar com a Internet das Coisas
Imagem: Reprodução / IoT Tech Trends.

Há dez anos, a ideia de campainhas de vídeo ou termostatos inteligentes parecia simplesmente mágica do cinema. Porém, o avanço da Internet das Coisas (Internet of Things; IoT, sigla em inglês) deu lugar a um mundo cada vez mais conectado que aumentará exponencialmente nos próximos anos. Então, o que é preciso para começar a trabalhar no mundo da Internet das Coisas?

Aprenda a trabalhar com a Internet das Coisas

1. Hardware

Como começar a trabalhar com a Internet das Coisas
Alto-falante inteligente. Imagem: Reprodução / IoT Tech Trends.

Comece perguntando a si mesmo: Como o produto no qual você deseja trabalhar interage com os consumidores? E com as empresas? E como eles interagem com o produto? As respostas a essas perguntas o ajudarão a determinar o quão essencial o hardware é para o seu projeto em particular.

2. Conectividade

A princípio, não há aspecto maior no mundo da IoT do que a conectividade. Logo, os desenvolvedores precisam entender como os dispositivos se comunicam. Poucas habilidades serão mais úteis do que no mínimo uma compreensão básica do design de rede. Assim, conhecer coisas como Wi-Fi, Bluetooth, Zigbee e RFID estão entre as mais importantes. Além disso, empresas como a IBM oferecem ótimos cursos (em inglês) para apresentar a você o mundo de desenvolvimento da IoT.

3. Design

Como começar a trabalhar com a Internet das Coisas
Imagem: Reprodução / IoT Tech Trends.

Se você estiver desenvolvendo uma campainha inteligente conectada à Internet, será necessário um aplicativo que os consumidores possam usar para interagir com ela. Dessa maneira, os consumidores exigirão um aplicativo fácil de usar e bem projetado. Portanto, ter um entendimento básico da interface e da experiência do usuário será útil. Além disso, existem centenas de cursos disponíveis online para ajudar a adquirir conhecimento nessa área, como este (em inglês) no Udemy.

4. Segurança

De todas as áreas em que a tecnologia da IoT é focada, a segurança é provavelmente a mais crítica. Os produtos domésticos inteligentes geralmente coletam “informações pessoais” sobre seus usos, e os consumidores gostariam muito de proteger qualquer informação confidencial. Saber manter esses dados em segurança ajudará muito a ganhar a confiança dos consumidores. Tudo, desde privacidade, responsabilidade e ética, são peças essenciais de desenvolvimento na IoT.

5. Coletando dados

Não é de surpreender que a coleta de dados seja uma grande parte da tecnologia da IoT. Além disso, esse processo terá laços estreitos com o lado da segurança. Além disso, você deseja saber exatamente como pode receber, processar e armazenar os dados com segurança para uso futuro. Dessa forma, o desenvolvimento de um sistema para fazer exatamente isso ajudará a determinar seu nível de sucesso.

6. A ascensão da Inteligência Artificial (IA)

Como começar a trabalhar com a Internet das Coisas
Alexa da Amazon. Imagem: Reprodução / IoT Tech Trends.

Dado o aumento da IA em quase todas as facetas da tecnologia moderna, não é de surpreender que ela terá vital importância na IoT. Plataformas como a Amazon Alexa são ótimos exemplos do que a IA pode fazer. Assim, quanto mais você usa o sistema, solicita comandos ou o programa para agendar seu dia, mais ele aprende a prever sua próxima solicitação. Esse não é o caso de todos os produtos IoT, mas a IA é uma habilidade que você deve ter e deve se concentrar.

O futuro é trabalhar com a Internet das Coisas

Portanto, para consumidores e desenvolvedores, a IoT é o futuro. Além disso, a cada ano que passa, a IoT continuará crescendo e se integrando em nossas vidas diárias. Dessa forma, por que esperar mais para assumir o controle do seu futuro?

Neste artigo, você viu como você pode começar a trabalhar com a Internet das Coisas.

Se gostou, não deixe de compartilhar!

Fonte: IoT Tech Trends

Leia também:

5 tendências da IoT que mudarão o comércio eletrônico

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

Ubuntu 19.10 não tem suporte AMD Navi/Radeon RX 5700

Ubuntu 19.10 não tem suporte AMD Navi/Radeon RX 5700

Promoção: Windows 10 Pro por R$ 45,00 e Microsoft Office 2016 por R$ 115,00! Tudo isso na GoodOffer24!