Como copiar arquivos usando o comando cp no Linux

Com o comando cp no Linux é possível copiar vários arquivos ao mesmo tempo, fazendo backups e mantendo os atributos!

Emanuel Negromonte
4 minutos de leitura

O comando cp, que parece que foi originalmente derivado do copiar, é usado comumente para copiar arquivos ou diretórios usando apenas o comando cp. O mais interessante do comando cp é que ele vai mais além, ele também pode mover várias pastas ou arquivos rapidamente. Além da rapidez e simplicidade, o comando cp também mantém intactos os detalhes sobre o arquivo, como os atributos. Aproveite e aprimore seus conhecimentos, conheça 13 atalhos úteis no Teclado para você utilizar no Terminal Linux.

Como copiar apenas 1 arquivo usando o comando cp

Se você precisa copiar apenas um arquivo, o comando é simples. Lembre-se que você precisa substituir os itens entre colchetes pela informação correta. Então, é bom que você saiba exatamente o nome do arquivo que você precisa. Caso não saiba, é preciso ao menos executar o ls para listar os nomes.

Terminal
cp [nomedoarquivo] [nomedoarquivo2]

Para facilitar a demonstração do comando cp para copiar apenas um arquivo, digamos que temos o arquivo sempreupdate. Então, como é um cópia vamos apenas escrever o nome original e depois o nome que precisamos que ele contenha após a cópia.

Terminal
cp sempreupdate.pl sempreupdate1.pl

Por fim, execute o comando ls para consultar se o arquivo foi mesmo copiado.

Copiando vários arquivos com o comando cp no Linux

Agora vamos conhecer uma forma mais detalhada de copiar arquivos com o comando cp. Note que neste exemplo vamos copiar vários arquivos. Então, é extremamente necessário que você saiba o nome do arquivo e também tenha em mente para qual diretório vai enviar a cópia.

Terminal
cp [nome do arquivo] [nome do arquivo1] [nome da pasta]/

É isso! Esteja sempre atento e lembre-se que se inserir espaços pode fazer com que você copie o arquivo para o diretório errado. Esteja atento a isso!

Copiando um diretório com o comando cp no Linux

Agora, ao invés de arquivos, vamos copiar um diretório inteiro com o comando cp. Neste exemplo, lembre-se, vamos copiar apenas 1 diretório. Troque os itens do modelo pelo que você precisa.

Terminal
cp -r diretorio/ diretorio 1

Copiando vários diretórios com o comando cp no Linux

Agora, note que vamos copiar vários diretórios ao mesmo tempo utilizando o comando Linux cp. A sintaxe é muito simples, e mais uma vez, tenha em mente ou anotado o caminho certo do diretório e fique de olho nos espaços ao copiar e colar.

Terminal
cp -r sempreupdate sempreupdate 1 sempreupdate 2

Como fazer backup ao copiar arquivos com o comando cp no Linux

Agora, vamos para um exemplo muito útil. Vamos utilizar o parâmetro -b para fazer backup e copiar os arquivos, a sintaxe do comando é a seguinte:

Terminal
cp -b [arquivo] [arquivo2]

Viu como é simples copiar arquivo e diretórios com o comando cp no Linux? Esteja sempre atento aos modelos da sintaxe e aplique de acordo com a sua necessidade. Cada comando possui algumas lógicas, parecem complexas, mas se observar com atenção vai conseguir adaptar para as suas necessidades. Esperamos ter ajudado você até aqui, qualquer dúvida estamos no Telegram em @sitesempreupdate.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.