Como corrigir a baixa resolução do GRUB e tela inicial no Ubuntu com drivers Nvidia

como-corrigir-a-baixa-resolucao-do-grub-e-tela-inicial-no-ubuntu-com-drivers-nvidia

Se você usa Ubuntu e nele estão instalados os drivers oficiais da Nvidia, saiba que essa dica então é para você. No entanto se você usa drivers de código aberto ou genéricos, talvez não funcione. A questão é que muitos usuários sempre reclamam nos fóruns de uma baixa resolução no GRUB ou a tela inicial do Ubuntu quando estão usando placas Nvidia com seus drivers originais, os que são distribuição pela própria Nvidia a seus usuários.

No entanto essa dica não vai ensinar você a instalar os drives Nvidia, mas temos um tutorial para isso bem aqui. Essa dica é para corrigir o erro para quem já os tem instalado. O problema afeta a tela do GRUB e a tela inicial do Ubuntu, aquela que é conhecida também como Plymouth que geralmente apresentam a tela do Ubuntu carregando com alguns pontos e também quando desligados o computador.

O problema é que a resolução é tão baixa tanto no GRUB como na tela inicial que chega a 640x480px. Mas o problema é que os drivers gráficos da Nvidia não foram carregados na tela do GRUB ou na tela inicial e aí o sistema usa o que dá, e acaba usando o VESA BIOS 640×480 pois para o sistema é a resolução mais viável naquele momento.

Entenda que vamos mostrar como alterar para uma resolução maior, algo comum entre telas. Porém, você pode consultar informações sobre o seu monitor para saber se é possível aumentar ainda mais dependo do tipo de tela que você tenha.

Agora, vamos ver como corrigir o erro de baixa resolução na tela do GRUB, vamos precisar editar arquivo que carrega essas configurações!

Terminal
sudo nano /etc/default/grub

Você vai ver algo parecido com o conteúdo abaixo:

# The resolution used on graphical terminal
# note that you can use only modes which your graphic card supports via VBE
# you can see them in real GRUB with the command `vbeinfo'
#GRUB_GFXMODE=640x480

Veja que o GRUB_GFXMODE está com um valor declarado, e é isso que vamos ajustar, geralmente a maioria dos monitores comuns aceitam essa resolução.

Ao final do arquivo mude a linha para o que esta abaixo, isso deve melhorar a resolução da tela do GRUB!

GRUB_GFXMODE=1024x768
GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX=keep

Agora Salve o arquivo e vamos gerar um novo arquivo de configurações do GRUB com o comando abaixo:

Terminal
sudo update-grub2

Agora, se o seu problema for só este reinicie o sistema, a sua tela do GRUB vai estar com a resolução 1024×768 como especificamos acima. Mas, se você ver que o seu monitor aguenta mais do que a resolução que predefinimos, então execute o comando abaixo para que descubra as resolução suportadas, basta que na mesma tela de inicialização do GRUB você pressione C, isso vai lhe dar acesso ao console, e nele digite o comando abaixo seguido por ENTER:

Terminal
grub> vbeinfo

Para corrigir o problema na tela inicial você deve seguir e executar os comandos abaixo!

Para começar vamos criar um arquivo e editar:

Terminal
sudo nano /etc/initramfs-tools/conf.d/splash

Dentro do arquivo cole a seguinte linha:

echo FRAMEBUFFER=y

Por último, execute o seguinte comando:

Terminal
sudo update-initramfs -u

Bom, com isso o mesmo valor que você usou na tela do GRUB será aplicado automaticamente na tela inicial ou de desligamento, lembre-se de fazer todos os procedimentos com cuidado e esperamos ter ajudado a corrigir o problema.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.