in

Como criar modelos no LibreOffice para economizar tempo

O uso de modelos do LibreOffice é uma das principais maneiras de aumentar a eficiência.

Baixe o novo LibreOffice 6.4.4 com 98 correções

Os modelos do LibreOffice economizam seu tempo, facilitando a abertura de uma cópia em branco dos documentos que você usa com freqüência, como orçamentos, cartas e apresentações de slides. Isso não apenas serve como um ponto de partida rápido e fácil para o trabalho repetitivo, mas também pode garantir consistência ao trabalhar em grupos ou em uma grande organização. O LibreOffice é fornecido com alguns modelos já disponíveis, mas você também pode criar seus próprios. Neste artigo, veja como criar modelos no LibreOffice para economizar tempo.

- Anúncios -

Como criar modelos no LibreOffice

Primeiro, você precisa de um arquivo que sirva como modelo. Seja um orçamento, o layout de um boletim informativo ou panfleto ou apenas alguns papéis timbrados, você deve gerar um documento sobre o qual trabalhará posteriormente. Depois de conseguir isso, salve-o como modelo, selecionando Arquivo > Modelos > Salvar como modelo.

Na caixa de diálogo Salvar como modelo exibida, atribua um nome ao seu modelo. Selecione uma categoria de modelo no menu e pressione Salvar.

Isso salva uma versão do arquivo como um arquivo .ots na pasta de modelos do LibreOffice.

Como criar modelos no LibreOffice para economizar tempo
Imagem: Reprodução | opensource.com.

Use um modelo

A abertura de um modelo sempre cria uma cópia do arquivo de modelo que você pode alterar sem afetar o modelo original. Para usar um modelo, selecione Arquivo > Novo > Modelos.

Selecione o modelo desejado e clique em Abrir.

Alterar um modelo

As coisas mudam. Às vezes, você precisa fazer ajustes em um modelo existente. Para alterar o próprio arquivo de modelo, selecione Arquivo > Modelos > Abrir modelos.

Isso abre um seletor de arquivos mostrando todos os seus arquivos de modelo .ots. Selecione o que você deseja alterar e clique em Abrir.

Faça as alterações desejadas e salve para atualizar o modelo original.

Criar modelos no LibreOffice facilita sua vida

Os modelos são bons não apenas na redução de tarefas repetitivas de configuração, mas também na redução de erros do usuário. Quando você organiza algo do jeito que precisa, seja um papel timbrado, um tema de slides ou uma planilha complexa, aproveite a capacidade do computador de repetir esse sucesso posteriormente. Uma das ideias por trás do código aberto é trabalhar com mais eficiência, em vez de trabalhar mais. O LibreOffice faz um ótimo trabalho ao tornar isso possível, então aproveite-o sempre que puder.

Fonte: opensource.com

Written by Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Eric S. Raymond, um dos fundadores da Open Source Initiative, teve acesso negado às listas de discussão

Eric S. Raymond, um dos fundadores da Open Source Initiative, teve acesso negado às listas de discussão

Google realmente não quer que você instale o aplicativo de benchmarking AnTuTu

Google Play Protect falhou miseravelmente em testes de proteção do Android