Como está o marketshare do Steam no Linux em abril?

Para os curiosos sobre a participação no mercado de jogos do Steam no Linux, sempre que iniciamos um novo mês, a Valve publicou seus números de abril de 2021 durante este final de semana. Então, como está o marketshare do Steam no Linux em abril?

Como já informamos, em março, a participação de mercado do Steam no Linux era de 0,85%. Praticamente desde que o Steam Play foi lançado para rodar jogos do Windows no Linux, a participação no mercado cresceu e tem se mantido consistentemente na faixa entre 0,8 ~ 0,9%. De vez em quando chega a atigir a faixa de 1%. No entanto, não fica acima desse limite há anos desde que o Steam no Linux foi lançado. Naquela oportunidade, ele tinha cerca de 2% de participação no mercado. Porém, é importante destacar que havia uma base geral de clientes Steam bem menor na época.

O Steam realiza uma pesquisa mensal para descobrir os componentes (hardware) e programas (softwares) mais usados pelos nossos usuários. A participação na pesquisa é voluntária e anônima. Os dados coletados nos ajudam a tomar decisões sobre quais tecnologias devemos investir e produtos oferecer.

Como está o marketshare do Steam no Linux em abril?

Como está o marketshare do Steam no Linux em abril?

Para abril de 2021, os números do Steam no Linux mostram que está estável em 0,85%, sem nenhuma mudança relatada. Os números da noite passada mostram o Steam no Linux em 0,85%, enquanto o Windows cresceu 0,1% para 96,27%, com o macOS perdendo 0,1%, o que agora coloca o Apple OS em 2,88% no Steam. Com certeza, tenha em mente que essas são porcentagens e não em termos absolutos, com a base de clientes do Steam crescendo continuamente.

Ao vasculhar as métricas do Linux, eles mostram que a Intel está perdendo quase 1% de market share de CPU, agora com 63% para a AMD com 36% para os jogadores de Linux. No Windows, a Intel mantém uma participação de mercado de 70% da CPU.

Como está o marketshare do Steam no Linux em abril?

Conforme podemos observar na imagem acima, o Windows continua liderando a participação no mercado de jogos da Steam. Inclusive, apresentou crescimento de 0,10% em abril. No geral, incluindo todas as versões do Windows, a participação chega a 96.27%. O Windows 10 64 bit é usado por 92.83% e obteve crescimento de 0.45% no mês passado. Mesmo sem receber atualizações, o Windows 7 possui 0.15% de participação.

Por outro lado, quem usa Linux prefere jogar no Ubuntu. Nem poderia ser diferente, já que este é o sistema mais usado. Assim, o Ubuntu 20.04.2 LTS 64 bit responde sozinho por 0.19% da participação e crescimento de 0,02% em relação a março. Em seguida aparecem Arch Linux de 64 bit com 0.10%; Manjaro Linux 64 bit também com 0.10% e o Linux Mint 20.1 64 bit com 0.05%.

Aqueles que desejam passar pelos resultados da Pesquisa Steam de abril de 2021 podem encontrá-los em SteamPowered.com.

Artigos recentes

Artigos relacionados