como-fazer-backup-e-restaurar-seu-dispositivo-android-com-o-adb-no-ubuntudebian-e-linux-mint

Se você é usuário de dispositivo Android, saiba que é possível manter um backup seguro em seu computador, e o melhor, totalmente protegido contra contaminação de malwares e também perda de dados. Estamos falando da ferramenta ADB e hoje saiba como fazer backup e restaurar seu dispositivo Android com o ADB no Ubuntu,Debian e Linux Mint e derivados. O ADB esta presente nos repositórios do Ubuntu, Linux Mint e Debian, logo não vamos precisar adicionar nenhum repositório.

Instalando o ADB no Ubuntu,Debian e Linux Mint

Para instalar o ADB no Ubuntu, Linux Mint e Debian abra um Terminal e execute o comando abaixo, você pode economizar tempo abrindo o Terminal com o atalho Ctrl + Alt + T. Lembre-se que no Debian o sudo não vem habilitado por padrão, você pode executar os comandos como ROOT ou se preferir seguir o nosso tutorial onde orientamos como instalar e habilitar o sudo no Debian.

sudo apt install adb

Como fazer backup do dispositivo Android com o ADB

Primeiro você deve conectar o dispositivo via USB, e recomendamos que você execute este primeiro comando para verificar se o seu dispositivo foi reconhecido:

adb devices

Em seguida você deve executar o comando abaixo, ele vai fazer o backup de todos os dados do dispositivo, e você não precisa fazer o famoso ROOT no dispositivo. Para fazer o backup execute o comando abaixo:

 adb backup -apk -shared -all -f backup.ab

Confira a tela abaixo, observe que o assistente vai abrir, você deve informar uma senha, e lembre-se dela depois ou não vai conseguir restaurar o backup, em seguida clique em “Backup Up My Data” e pronto:

como-fazer-backup-e-restaurar-seu-dispositivo-android-com-o-adb-no-ubuntudebian-e-linux-mint

Como restaurar backup do dispositivo Android com o ADB

Supondo que você já tenha um backup armazenado no seu computador, vamos então iniciar o processo de restauração, que também é muito simples, para isso execute o comando abaixo:

adb restore backup.ab

Esperamos que tenhamos ajudado você, caso precise de ajuda ou tenha interesse, temos um grupo no Telegram, role esta página e encontroe o link convite, caso tenha experiência no Telegram busque por @sitesempreupdate e seja muito bem vindo!

Lançado o Emmabuntüs Debian Edition 2 1.03, versão baseada no Debian Stretch

Previous article

Lançado o GNU/Linux Mageia 6.1

Next article

You may also like

More in Dicas