Take a fresh look at your lifestyle.

Como fazer root no Moto G4 Play

Nesse tutorial vamos mostrar como fazer root no Moto G4 Play para termos acesso ilimitado ao dispositivo.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Nesse tutorial, vamos mostrar como fazer root no Moto G4 Play, pois para alguns usuários esse procedimento é meio complexo. Fazer root no seu dispositivo é tornar-se um superusuário, ou adminstrador do sistema, assim tendo acesso ilimitado a partes do sistema  Android ou outro, que antes ficava inacessíveis para o usuário comum.

Caso seja inciante, leia todo o tutorial, entenda o que está sendo feito, depois vá em frente e faça root.

Caso faça algo de errado que não proceda como o explicado, pode deixar o dispositivo sem acesso, inutilizável e vulnerável, pois libera o acesso a todo dispositivo ficando irrestrito.

NOTA: Caso o dispositivo esteja dentro do prazo de garantia, ao fazer root, o mesmo perderá a garantia.
NOTA: Nós da comunidade do Sempre Update não nos responsabilizamos por danos no dispositivo. Se for seguir esse tutorial recomendamos que faça backup dos dados e se não sentir seguro em seguir esse tutorial, pare por aqui.

Para poder fazer root, é necessário que o bootloader do dispositivo esteja desbloqueado. Para saber como desbloquear o bootloader, clique no botão abaixo.

Como desbloquear o bootloader do Moto G4 Play

O Começo

Para podermos fazer root, devemos instalar o Team Win Recovery Project (TWRP).

O Team Win Recovery Project é uma ferramenta para instalar Mods ou custom Roms que altera o sistema do dispositivo, sendo muito importante para super usuários (root).

Então, para começar, vamos fazer o download da imagem twrp-3.2.1-0-harpia.img (versão 3.2.1-0-harpia no momento do desenvolvimento desse tutorial) clicando no botão abaixo.

Download da imagem TWRP-3.2.1-0-Harpia

Caso escolha uma versão diferente, é só alterar as referências da versão desse tutorial para o de acordo com a versão que foi feito o download.

NOTA: Fazer o download de uma imagem para um modelo do dispositivo diferente, não funcionará mesmo ser for semelhante.

Instalar o TWRP

O procedimento no computador

Com o cabo USB conectado, vamos abrir um terminal e executar o comando fastboot devices. Este comando serve para confirmar se o dispositivo está sendo detectado pelo sistema operacional do seu computador conforme explicado no tutorial Como desbloquear o bootloader do Moto G4 Play.

Com o download da imagem concluído, vamos renomear a imagem para twrp.img e em seguida executar o comando adb push para copiar a imagem para a memória interna do dispositivo ou cartão externo sdcard. Em nosso caso, estamos utilizando o sistema operacional GNU/Linux openSUSE Leap 42.3 para o procedimento no computador.

NOTA: Para não termos problema de permissão ao executar os comandos, serão executados todos com privilégio de super-usuário root.
Comando:
adb push twrp.img /sdcard/
Saída:
4442 KB/s (8529920 bytes in 1.875s)

Agora, vamos entrar no dispositivo em modo fastboot e selecionar o item BOOTLOADER LOGS, navegando com o botão de volume mais e volume menos, assim escolhido, poderemos ver o que está sendo feito pela tela do dispositivo. Isso já foi descrito no tutorial Como desbloquear o bootloader do Moto G4 Play.

Então, devemos conectar o cabo usb no computador e no smartphone, logo, na tela do smartphone aparecerá a informação que o cabo usb foi conectado.

Vamos em seguida abrir um terminal e executar o comando fastboot devices (para confirmar se o dispositivo está sendo detectado pelo sistema operacional do seu computador).

Comando:
fastboot devices
Saída:
0024456053 fastboot 

Já sabendo que o dispositivo foi detectado, vamos executar o comando fastboot flash recovery para instalar o twrp.img no dispositivo 

Comando:
fastboot flash recovery twrp.img 
Saída: 
 target reported max download size of 268435456 bytes
 sending 'recovery' (8330 KB)...
 OKAY [ 10.444s]
 writing 'recovery'...
 OKAY [  0.283s]
 finished. total time: 10.727s 

Pronto. Team Win Recovery Project (TWRP) instalado no dispositivo.

Voltando ao dispositivo

Agora no dispositivo, vamos no modo fastboot, escolhemos a opção RECOVERY MODE e pressionamos o botão ligar (power). O dispositivo será iniciado no modo recovery twrp.

Tela fastboot- Recovery Mode
Tela fastboot- Recovery Mode
Tela de inicialização - Team Win Recovery Project
Tela de inicialização – Team Win Recovery Project

Na tela que abrir, marcamos a opção e arrastamos o botão, em seguida aparecerá a tela de opções do Team Win Recovery Project (TWRP).

Tela inicial - TWRP
Tela inicial – TWRP

Prosseguindo, clicamos no botão Reboot e em seguida System.

Na próxima tela, aperte o botão Do Not Install, assim seu sistema reiniciará já no modo recovery twrp.

Como fazer root no Moto G4 Play

O problema de ser o ‘todo poderoso‘, é que os arquivos importantes do sistema ficam totalmente expostos e podem ser excluídos, o que pode causar a inutilização do aparelho. O processo de fazer root também não é imune a falhas e também pode causar o “brick” do celular, transformando-o em, basicamente, um tijolo inútil.

Então, vamos fazer o download do BETA-SuperSU-v2.62.zip (versão v2.62 no momento do desenvolvimento desse tutorial) clicando no botão abaixo.

Download do BETA-SuperSU-v2.62

Caso escolha uma versão diferente, é só alterar as referências da versão desse tutorial para o de acordo com a versão que foi feito o download.

Executando o comando no computador

Já com o download concluído, vamos ao terminal e navegamos até o diretório onde se encontra o arquivo.

Agora copiamos para dentro da memória interna do dispositivo executando o comando adb push.

Comando:
adb push BETA-SuperSU-v2.62.zip /sdcard/  
Saída:
 4086 KB/s (4225692 bytes in 1.009s)

Voltando ao dispositivo

No dispositivo, vamos entrar no modo recovery twrp escolhendo no modo fastboot a opção RECOVERY MODE e pressionar o botão Ligar (power).

Na tela do recovery twrp, vamos em Install e navegar até o diretório onde está o arquivo BETA-SuperSU-v2.62 selecionando-o e depois deslizando o botão Swipe to unlock Flash, assim ele executará o processo de instalação. Aguardamos por alguns segundos e logo vamos no botão Wipe cache/dalvik e Swape to Wipe. Logo, selecionamos o botão Reboot System e em seguida Do Not Install, assim o dispositivo será reiniciado.

Pronto, feito o root no dispositivo.

Esperamos que esse tutorial te ajude a fazer root no dispositivo, sendo ele da marca Motorola ou Não.

Até a próxima…

Comentários