SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Como fazer testes de stress no Ubuntu

Saiba até aonde o seu hardware aguenta, faça o teste usando o Ubuntu

O teste de stress é muito usado para saber os limites de um site, servidor, computador, hardware, enfim, o que desejar testar para saber até aonde ele aguenta. Neste caso, o teste de stress para Ubuntu vai simular o uso intenso do hardware e do sistema a ponto dele parar de funcionar e travar, mas depois o aplicativo de teste para e tudo volta ao normal. No entanto, este teste serve para saber como o Ubuntu se comporta em caso de uso intenso e consumo total de recursos, será que ele apenas trava ou gera mensagens de erro? Bom, isso vai de acordo com o seu hardware e sistema, neste caso o Ubuntu.

Como instalar o aplicativo de teste de stress no Ubuntu

Primeiro é importante saber que vamos instalar o próprio aplicativo que é usado somente no terminal, mas, há também uma interface escrita em Python que você pode instalar via PPA, neste momento o GUI via PPA esta disponível apenas para o Ubuntu 16.04, mas o aplicativo de stress esta disponível para todas as versões do Ubuntu e derivados.

Nota: Se você quiser, pode digitar a palavra stress no terminal após a instalação do primeiro aplicativo, e as opções via terminal vão aparecer!

Para instalar o primeiro aplicativo execute o comando abaixo:

sudo apt-get install stress

Agora vamos instalar a GUI via PPA no Ubuntu

sudo add-apt-repository ppa:amanusk/python-s-tui
sudo apt-get update
sudo apt-get install python-s-tui

Se precisar de mais informações sobre a ferramenta testes de stress no Ubuntu, conheça o site do projeto:

Stress Ubuntu

Comentários