in

Como fazer upgrade/atualizar do Debian 9 Stretch para Debian 10 Buster

Se você gosta de testar as versões do Debian, então veja que já pode começar com o Debian 10 “Buster”

como-fazer-upgrade-atualizar-do-debian-9-stretch-para-o-debian-10-buster

O Debian 10 “Buster” começou a ser desenvolvido em julho, semanas depois do lançamento do Debian 9 “Stretch”, mas o fato é que você já pode atualizar para o Debian 10 “Buster”. No momento da escrita deste artigo o Debian 10 ainda esta na fase de testes e não é uma versão estável, mas independente do momento que você for fazer upgrade os comandos abaixo serão os mesmos.

Vale lembrar que não fizemos nenhum teste atualizando da versão 8 do Debian, então só vamos garantir que tudo funcione se a atualização for feita do Debian 9 “Stretch” para o Debian 10 “Buster”. Lembre-se que se você for usuário de drivers Nvidia ou AMD terá que remover o drive e instalar novamente, exatamente como você fez inicialmente. Se tudo estiver pronto, vamos então atualizar.

Como fazer atualizar do Debian 9 Stretch para Debian 10 Buster

Primeiro atualize o seu Debian 9 Stretch completamente, não pule nenhuma etapa abaixo:

apt-get update
apt-get upgrade
apt-get dist-upgrade

Agora, vamos atualizar os repositórios do Debian 9 “Stretch” para os do Debian 10 “Buster”, escolha uma da opções abaixo:

sed -i 's/stretch/buster/g' /etc/apt/sources.list

Ou se preferir, faça o processo manual, ou até mesmo para conferir se tudo esta correto, edite o arquivo abaixo, confira se os repositórios abaixo estão nele ou se preferir, apague e cole o conteúdo conforme instruções abaixo:

nano /etc/apt/sources.list

Agora cole ou verifique se o conteúdo esta igual ao abaixo:

deb http://httpredir.debian.org/debian buster main
deb http://httpredir.debian.org/debian buster-updates main
deb http://security.debian.org buster/updates main

Agora salve!

Já que inserimos os repositórios, é hora de atualizar, para isso execute os comandos abaixo:

apt-get update
apt-get upgrade
apt-get dist-upgrade

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Instalador do Debian 10 entra na fase alpha

Instalador do Debian 10 “Buster” entra na fase alpha

"O sistema detectou um problema no Aplicativo você gostaria de relatar o problema agora?" ou então "Sorry, Ubuntu XX.XX has experienced an internal error. If you notice further problems, try restarting the Computer. Send an error report to help fix this problem" ou ainda "System program problem detected Do you want to report the problem now?". Entenda como corrigir essas mensagens ou reportar através do Ubuntu.

Como corrigir erro Ubuntu “system program problem detected”