como-forcar-o-apt-a-usar-ipv4-no-ubuntu-debian-linux-mint-e-derivados

Muitos usuários de distribuições baseadas no Debian como o Ubuntu, Linux Mint e outras variações, tem reclamado que estão tendo problemas com o IPv6 com o APT, talvez o provedor de internet que essas pessoas estão utilizando ainda não adquiriu o suporte a nova geração dos IP’s, no entanto, não precisa entrar em panico, o sistema vai funcionar normalmente com alguns ajustes. Saiba como forçar o APT a usar IPv4 no Ubuntu, Debian, Linux Mint e derivados.

Desde 2012 que recebemos as notícia que o estoque de IPv4 havia acabado no Brasil, mas parece que o problema já se alastra pelo mundo e é bem óbvio que muitas empresas que trabalha como provedores de internet já estejam em processo de migração, no entanto, o bom e velho IPv4 ainda não foi descartado e o novo IPv6 ainda permanece em processo de adoção e ficando mais caro a cada dia que passa. Inicialmente o APT estava configurado para funcionar somente com o IPv4, mas, com o passar o tempo e com o avanço da tecnologia o APT já esta pronto para ser usado com o IPV6, pena que nem todo mundo esta pronto para isso.

Como forçar o APT a usar IPv4 no Ubuntu, Debian, Linux Mint e derivados

Para forçar o APT a usar IPv4 no Ubuntu, Debian, Linux Mint e derivados, vamos precisar do Terminal, você pode abri-lo manualmente ou se preferir pode usar o atalho Ctrl + Alt + T e colar os comandos a seguir. Lembre-se que no caso do Debian o sudo não vem habilitado por padrão, você pode seguir nosso tutorial de como habilitar e instalar o sudo no Debian ou executar os comandos como root.

Para instalar pacotes forçando o APT a usar IPv4 execute:

sudo apt-get -o Acquire::ForceIPv4=true install nome-do-pacote

Para atualizar a lista de repositórios forçando o APT a usar o IPv4, execute:

sudo apt-get -o Acquire::ForceIPv4=true update

Para atualizar o sistema base forçando o APT a usar IPv4, execute:

sudo apt-get -o Acquire::ForceIPv4=true upgrade

Pronto! Você acaba de forçar o APT a usar o IPv4!

Bom, com o processo acima você consegue usar o IPv4 por comando. Mas você pode fazer com que todos os comandos do APT seja executados usando o IPv4. Mas só faça isso se realmente a sua rede não possuir suporte ao IPv6.

Mas digamos que a sua internet não tenha suporte ao IPv6 ainda, então podemos forçar o APT ao usar o IPv4 de forma definitiva, e assim fazer com que essas mesmas instruções sejam executadas sempre que o sistema for iniciado, para isso abra o Terminal novamente e digite os comandos abaixo, ele vai adicionar uma linha em  /etc/apt/apt.conf.d/99force-ipv4. E a partir daí todos os comandos automaticamente vão forçar o sudo o IPv4.

echo 'Acquire::ForceIPv4 "true";' | sudo tee /etc/apt/apt.conf.d/99force-ipv4

Pronto, espero ter ajudado!

Redação
Este usuário é utilizado quando um post é migrado de um usuário para outro, ou quando alguém envia um conteúdo ao SempreUPdate.

    Como instalar o Yarn, um gerenciador de pacotes NPM instale agora no Ubuntu, Debian e Fedora

    Previous article

    Top 4 Celulares com a melhor bateria de 2018

    Next article

    You may also like

    More in Dicas