SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Como gerar mala direta no LibreOffice

Algumas vezes você pode precisar elaborar uma carta, certificados, diplomas e necessita salvar os arquivos individualmente para enviar por e-mail. Acontece que fazer isso pode gerar uma certa confusão ao se utilizar o assistente de mala direta do LibreOffice. Vamos dar uma olhada?

Básico de Mala Direta

Para criar uma mala direta, siga os passos:

Ferramentas > Assistente de mala direta:

  1. Faça a seleção dos campos 1 e 2 conforme a sua necessidade;
  2. Selecione o bloco de endereço, que pode ser um arquivo .ods ou .xls, utilize o bloco de endereço se for do seu interesse;
  3. O campo de criar uma saudação também fica a seu critério;
  4. Na edição do Documento, você irá inserir os campos da mala direta no documento, aperte CTRL + F2 e vá até a aba Banco de Dados e na planilha que você inseriu no assistente, escolha os campos que quer inserir no documento:

  5. Depois, personalize individualmente cada documento, se for de seu interesse;

Feito isso, feche o assistente de mala direta, não precisa utilizar a opção de salvar do assistente agora.

Gerando os documentos

Agora que o documento está pronto, só falta gerar os arquivos individuais certo? Então, aperte CTRL + P ou vá em Arquivo > Imprimir. Aparecerá uma caixa dizendo que o documento contém campos de banco de dados e perguntando se você quer imprimir uma carta-formulário, pressione Sim.

Depois, selecione a Saída para Arquivo. Em Salvar Documento mesclado selecione Salvar documentos individuais e selecione Gerar o nome do arquivo a partir do banco de dados. Faça a seleção nos campos abaixo, escolha a pasta e o formato de arquivo.
Pressione OK e pronto, seus arquivos estarão todos prontos para envio individual.
Curtiu? Comente e compartilhe.

Comentários