in

Como impedir sua operadora de rastrear você na Internet?

Melhore a privacidade, pois seus dados e informações têm grande valor na Internet.

Como impedir sua operadora de rastrear você na Internet?

A privacidade é um dos fatores mais importantes para os usuários na Internet. Atualmente, dados e informações pessoais têm grande valor na rede. Muitas empresas procuram maneiras de coletá-las. Felizmente, também temos métodos para evitar ser vítimas desses tipos de problemas e melhorar nossa privacidade. Às vezes, até nosso próprio operador pode ter interesse em coletar dados e vendê-los a terceiros. Neste artigo, explicaremos o que podemos fazer impedir operadora de rastrear na internet pela nossa operadora.

Confira abaixo uma série de dicas interessantes.

O grande valor de dados e informações na rede

Como impedir sua operadora de rastrear você na Internet?

Hoje é uma realidade que nossos dados e informações tenham grande valor na Internet. Muitas empresas de marketing podem usá-las para enviar publicidade direcionada, por exemplo. Você pode nos rastrear ao navegar na Internet, usar plataformas e serviços no nosso dia a dia.

Lembre-se de que não importa se usamos dispositivos móveis ou desktops, pois em ambos os casos nossos dados podem estar comprometidos. Também existem aplicativos que podem ser desenvolvidos com o objetivo de coletar informações.

Muitas empresas, aplicativos ou serviços que usamos na rede podem comercializar nossos dados. Vimos casos de grandes plataformas, como o Facebook, que venderam essas informações a terceiros. Uma maneira de lucrar às custas de seus usuários.

No entanto, pode acontecer que até nosso próprio operador nos rastreie. Eles têm a capacidade de saber em quais páginas navegamos, quais serviços ou plataformas usamos e, quando chegar a hora, vender essas informações. Explicaremos o que podemos fazer para impedir que nossa operadora nos rastreie e obtenha privacidade a esse respeito.

Como impedir sua operadora de rastrear você na Internet?

Como impedir sua operadora de rastrear você na Internet?

Se nos perguntarmos o que um operador pode coletar, devemos ter em mente que o leque de possibilidades é grande. Você pode ter informações sobre a data e hora em que usamos a Internet, o local que temos, os sites que visitamos ou o que baixamos.

Isso é algo que pode acontecer com frequência. Nossos operadores podem coletar dados de navegação do usuário. Eles podem, quando chegar a hora, vender essas informações a terceiros para obter lucro. Vamos ver o que podemos fazer para evitar ser rastreado e obter privacidade.

Use um serviço VPN

Então, uma das melhores maneiras de evitar o rastreamento de nossa operadora é usar um serviço VPN. Como sabemos, existem opções gratuitas e pagas, mas são as primeiras mais confiáveis e podem realmente ajudar a ser anônimas na rede. O objetivo não é outro senão criptografar nossas conexões e impedir que elas nos rastreiem.

O uso de um serviço VPN impedirá que nossa operadora colete os dados mencionados anteriormente, como saber onde estamos, para onde navegamos etc. Além disso, poderíamos navegar em determinados sites que nossa operadora poderia bloquear naquele país.

Serviços de proxy

Às vezes, eles podem ser confundidos com os serviços VPN. Lembre-se de que eles não são os mesmos, mas podem ser usados para o mesmo objetivo. Graças ao uso de serviços de proxy, também podemos obter privacidade na rede e impedir que eles nos rastreiem.

É, em suma, outra maneira de impedir que nossa operadora rastreie todos os tipos de dados ao navegar. Obviamente, devemos ter em mente que ele não possui todas as camadas de segurança que poderíamos ter com uma VPN. É uma opção um pouco mais básica, mas poderia servir.

Tente outro navegador

Sem dúvida, uma das maneiras mais frequentes de nos rastrear online hoje é através do navegador. Há dados muito variados coletados das páginas que visitamos, para onde movemos, quais serviços usamos…

A maioria dos usuários usa navegadores como o Google Chrome ou Mozilla Firefox. No entanto, existem muitos mais disponíveis gratuitamente. Dependendo do navegador que usamos, também teremos mais privacidade e segurança ao navegar. Mais uma dica para impedir que nossa operadora nos rastreie é usar navegadores como o Tor, baseados em privacidade.

Qualquer dispositivo pode ser rastreado

Nós mencionamos isso antes. Qualquer equipamento pode ser rastreado pelo nosso operador. Isso significa que eles podem saber se usamos uma televisão para navegar e que conteúdo assistimos.

Portanto, isso significa que devemos proteger nossa privacidade em todos os aspectos. Uma boa ideia seria usar uma VPN que cubra toda a nossa rede, além de simplesmente proteger o uso do nosso computador ou telefone celular.

Em resumo, estas são algumas das principais etapas para impedir que nosso operador nos rastreie ao navegar na rede. Dessa forma, podemos melhorar nossa privacidade na Internet.

Via: RedesZone

Escrito por Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

Instagram ataca aplicativo que permite visualizar perfis privados de usuários

Instagram ataca aplicativo que permite visualizar perfis privados de usuários

Debian adiciona outra opção para sistema init

Debian adiciona outra opção para sistema init