Tutoriais

26/10/2021 às 16:23

8 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Como instalar Handbrake no Linux

Como instalar Handbrake no Linux

Que tal um conversor de vídeo poderoso para tratar seus arquivos? Se você está querendo ou precisando de algo assim, veja como instalar a versão mais recente do conversor multimídia HandBrake no Linux via Snap.


O transcodificador de vídeo de código aberto HandBrake 1.4 saiu ainda no mês de junho. Então, o programa adiciona algumas novidades como o suporte para codificações nativas de 10 e 12 bits. O HandBreak é grátis e multiplataforma, ou seja, tem versões para Linux, macOS e Windows. Portanto, o HandBrake é um decodificador de vídeo de código aberto para Linux, Windows e Mac OS X.

Como instalar Handbrake no Linux
Como instalar o conversor multimídia HandBrake no Linux

O programa é também uma ferramenta para ripar DVDs, converte filmes em MPEG-4 e muito mais. Além de oferecer diversas opções de configuração, ele permite inserir a legenda desejada diretamente no resultado final.

Para completar tudo isso, o aplicativo vem com presets embutidos (perfis) e, além de formatos multimídia comuns, ele suporta DVD ou Bluray desprotegidos, legendas e muito mais.

Desta vez, a mudança vai além da numeração e apresenta uma funcionalidade principal, ou seja, suporte para codificações de vídeo nativas de 10 e 12 bits, incluindo Passagem de metadados HDR10.

Isso significa que agora você poderá abrir streams codificados de 10 ou 12 bits no HandBreak para convertê-los em outro formato de sua escolha. Como a maioria dessas codificações geralmente é HDR, o recurso integrado de passagem de metadados HDR10 também será útil, mas os desenvolvedores avisam que nem todos os filtros suportam 10 bits e 12 bits.

Como instalar o conversor multimídia HandBrake no Linux via Snap em distribuições Linux

Para instalar o conversor multimídia HandBrake via Snap você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Depois, você pode instalar o conversor multimídia HandBrake via Snap, fazendo o seguinte:

1. Abra um terminal;
2. Instale a versão estável do programa, usando esse comando:

Terminal
sudo snap install handbrake-jz

3. Instale a versão candidate do programa, usando esse comando:

Terminal
sudo snap install handbrake-jz --candidate

4. Instale a versão beta do programa, usando esse comando:

Terminal
sudo snap install handbrake-jz --beta

5. Instale a versão edge do programa, usando esse comando:

Terminal
sudo snap install handbrake-jz --edge

6. Mais tarde, se você precisar atualizar o programa, use:

Terminal
sudo snap refresh handbrake-jz

Passo 7. Depois, se for necessário, desinstale o programa, usando o comando abaixo;

Terminal
sudo snap remove handbrake-jz

Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distribuição, ou digite handbrake ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.