Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

19/07/2021 às 12:30

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

HandBrake 1.4 adiciona suporte para novas codificações

HandBrake 1.4 adiciona suporte para novas codificações

O transcodificador de vídeo de código aberto HandBrake 1.4 acaba de ser lançado e o programa adiciona algumas novidades como o suporte para codificações nativas de 10 e 12 bits. O programa é grátis e multiplataforma, ou seja, tem versões para Linux, macOS e Windows.

Assim, o HandBrake 1.4 chega cerca de um mês após o lançamento da atualização de manutenção do HandBrake 1.3.3 da série 1.3 do software de código aberto. Desta vez, a mudança vai além da numeração e apresenta uma funcionalidade principal, ou seja, suporte para codificações de vídeo nativas de 10 e 12 bits, incluindo Passagem de metadados HDR10.

Portanto, isso significa que agora você poderá abrir streams codificados de 10 ou 12 bits no HandBreak para convertê-los em outro formato de sua escolha. Como a maioria dessas codificações geralmente é HDR, o recurso integrado de passagem de metadados HDR10 também será útil, mas os desenvolvedores avisam que nem todos os filtros suportam 10 bits e 12 bits.

HandBrake 1.4 adiciona suporte para novas codificações e outras novidades

Outra novidade neste lançamento são três novos filtros, a saber, Chroma Smooth, Colourspace Selection e suporte para QuickSync acelerado por hardware Crop/Scale ao usar o caminho completo, suporte a passagem de áudio MP2.

Além desses recursos principais, o lançamento do HandBrake 1.4 também traz melhorias para a funcionalidade de codificação de hardware para vários dispositivos equipados com AMD VCN (Video Core Next), Intel QuickSync Video e hardware de codificação e decodificação de vídeo Qualcomm ARM.

Falando sobre Qualcomm ARM, este lançamento também apresenta suporte para dispositivos Qualcomm ARM64 (AArch64/ARM 64 bits) executando o sistema operacional Windows, mas apenas a versão de linha de comando do HandBreak funciona por enquanto. Além disso, a versão 1.4 é a primeira a oferecer suporte a Macs baseados em Apple Silicon M1.

Outras mudanças importantes no HandBrake 1.4

HandBrake 1.4 adiciona suporte para novas  codificações

Entre outras melhorias, há um melhor manuseio de legendas, incluindo suporte para legendas DVB (Passthru e Burn-In) e suporte para closed captions EIA608, e parece que há várias pequenas melhorias de UI e UX para todas as plataformas suportadas, como suporte a padding, suporte de aumento de escala limitado e a capacidade de controlar o limite de resolução. Para obter mais detalhes, consulte as notas de versão completas no GitHub. Neste mesmo link você também conseguirá baixar o programa que está disponível em diversos formatos.

HandBreak 1.4 suporta FFmpeg 4.4 e pode ser baixado agora mesmo do site oficial como um aplicativo Flatpak que você pode instalar facilmente em sua distribuição GNU/Linux usando um gerenciador de pacotes gráfico como GNOME Software ou Plasma Discover.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.