Como instalar o Aualé, um jogo de Mancala, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Jardeson Márcio
4 minutos de leitura

O Aualé é um jogo de Mancala onde você joga contra o computador. O objetivo do jogo é capturar a maior quantidade possível de sementes. Para fazer isso, os jogadores fazem movimentos em turnos alternados até que um deles tenha capturado mais de 24 sementes. Saiba como instalar o jogo Aualé no Linux.

O jogador que conquistou mais sementes que o oponente no final do jogo vence a partida. Jogue contra um dos jogadores de computador mais fortes que existem, veja-o jogar sozinho enquanto aprende ou escolha um dos pontos fortes fornecidos: fácil, médio, difícil ou especialista.

Analise, grave, marque e compartilhe seus próprios jogos de mancala. O Aualé pode salvar seus jogos Oware em um formato portátil e legível para que você nunca os perca novamente. Aualé é um software livre lançado sob uma licença GPL. Isso significa que você pode compartilhá-lo com seus amigos, estudar seu código-fonte ou até mesmo modificar o jogo para atender às suas necessidades.

Como em muitos outros jogos de tabuleiro, esse não é um jogo de azar. No decorrer do jogo, os jogadores mais fortes contam com estratégias bem planejadas e executam táticas bem conhecidas com o objetivo claro de obter a vitória.

Instale-o agora mesmo em seu Linux!

como-instalar-o-auale-um-jogo-de-mancala-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o Aualé, um Jogo de Mancala, no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Aualé no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Aualé no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install auale

Instalando o Aualé no Fedora e derivados!

Para instalar o Aualé no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Aualé no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Aualé no Fedora ou derivados:

sudo snap install auale

Instalando o Aualé no Debian e derivados!

Para instalar o Aualé no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Aualé no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Aualé no Debian e derivados:

sudo snap install auale

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Aualé no Linux!

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.