in

Como instalar o Bovo, um jogo tipo Gomoku, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Jogue um jogo tipo Gomoku no seu Linux

como-instalar-o-bovo-um-jogo-tipo-gomoku-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

O Bovo é um jogo de tabuleiro de “cinco pontos” tipo Gomoku, para dois jogadores, em que os oponentes se alternam colocando seus respectivos pictogramas no tabuleiro de jogo. O objetivo deste jogo é conectar cinco das suas peças numa linha não-interrompida na vertical,
horizontal ou diagonal. Saiba como instalar o Bovo no Linux.

Certamente você já ouviu falar desse tipo de jogo, já que é conhecido por distintos nomes: Connect Five (Conectar Cinco), Five in a row (Cinco em linha), X e O, Naughts and Crosses (Bolas e Cruzes).

Para jogá-lo, basta abrir o aplicativo e iniciar um novo jogo. Você poderá sempre iniciar um jogo novo com o botão Novo da barra de ferramentas, a opção do menu Jogo ? Novo ou com o atalho de teclado padrão Ctrl+N. Uma vez iniciado, é só seguir as regras do jogo!

A regra é clara: você deve colocar as suas peças de uma forma que impeça o seu adversário de ligar cinco marcas numa linha não-interrompida na vertical, horizontal ou diagonal. Ao mesmo tempo, você terá também que tentar ligar cinco marcas suas numa linha não-interrompida na vertical, horizontal ou diagonal. Quem conseguir este feito em primeiro lugar, ganha o jogo.

como-instalar-o-bovo-um-jogo-tipo-gomoku-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o Bovo no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Bovo no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Bovo no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install bovo

Instalando o Bovo no Fedora e derivados!

Para instalar o Bovo no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Bovo no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Bovo no Fedora ou derivados:

sudo snap install bovo

Instalando o Bovo no Debian e derivados!

Para instalar o Bovo no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Bovo  no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Bovo no Debian e derivados:

sudo snap install bovo

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Bovo no Linux!

Escrito por Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor substituto na mesma Instituição e assessora a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente de sua cidade.
Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Ecossistema móvel da Huawei tem mais de 500 milhões de usuários em mais de 170 países

Ecossistema móvel da Huawei tem mais de 500 milhões de usuários em mais de 170 países

Preço das ações da Xiaomi subiu após o lançamento do Xiaomi Mi 11

Xiaomi Mi 11 com Snapdragon 888 usará um carregador de 55 W