Hoje é:06/03/2021
como-instalar-o-cvescan-um-um-monitorador-de-vulnerabilidade-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Como instalar o CVEScan, um monitorador de vulnerabilidade, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

O CVEScan analisa um sistema Ubuntu para verificar se todos os patches de segurança disponíveis foram instalados, por exemplo. Ele produz um relatório claro e conciso que informa quais, se houver, patches de segurança um sistema Ubuntu pode estar faltando. Saiba como instalar o CVEScan no Linux.

Além de verificar um sistema local, o CVEScan pode verificar um arquivo de manifesto de pacote. Isso é útil em ambientes onde o CVEScan não pode ser instalado em todos os sistemas.

A equipe de segurança do Ubuntu da Canonical publica regularmente um arquivo JSON contendo informações sobre atualizações de segurança par.deb pacotes. A fonte das informações é o Ubuntu CVE Tracker. As informações contidas no arquivo JSON são semelhantes às informações publicadas nos arquivos OVAL do Ubuntu, mas o formato é projetado especificamente para uso pelo CVEScan.

Em resumo, esse snap monitora suas atualizações de segurança. Nenhum patch passará despercebido. Assim, você tem mais segurança ao usar seu Ubuntu. Com essa poderosa ferramenta você fica mais seguro, afasta qualquer sombra de vulnerabilidade e faz o monitoramento de forma muito simples.

Não perca mais tempo! Instale o CVEScan agora mesmo em sua máquina. Basta seguir o tutorial a seguir e executar a instalação de forma muito fácil e prática direto do seu terminal.

como-instalar-o-cvescan-um-um-monitorador-de-vulnerabilidade-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o CVEScan no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o CVEScan no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o CVEScan no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install cvescan

Instalando o CVEScan no Fedora e derivados!

Para instalar o CVEScan no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o CVEScan no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o CVEScan no Fedora ou derivados:

sudo snap install cvescan

Instalando o CVEScan no Debian e derivados!

Para instalar o CVEScan no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o CVEScan no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o CVEScan no Debian e derivados:

sudo snap install cvescan

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o CVEScan no Linux!

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor substituto na mesma Instituição e assessora a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente de sua cidade. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *