in

Como instalar o desktop Pantheon no Fedora

Como instalar o desktop Pantheon no Fedora

Depois de alguma espera, já podemos instalar o ambiente de área de trabalho do Elementary OS, Pantheon, no Fedora GNU/Linux. É uma novidade no Fedora, já que a distro RPM não possui o Pantheon em seu repositório. Então, neste post, veja como instalar o desktop Pantheon no Fedora.

Como você deve saber, o Fedora tem Spins (“Flavors“). Infelizmente,  não há Fedora Pantheon entre os Live Systems disponíveis. Porém, junto com o Deepin, ele está previsto para ser adicionado ao Fedora 30 este ano. No entanto, se você não quiser esperar até maio, pode testá-lo agora no Fedora 28 e 29.

Por que o Fedora?

Como o Fedora ainda suporta 32 bits, com a chegada do ambiente  Pantheon, está resolvido o problema de que o Elementary OS só suporta computadores de 64 bits. Portanto, se você que ainda tem laptops de 32 bits poderá rodar o mais recente desktop da Pantheon usando o Fedora. O teste foi feito com base no Fedora Live KDE 29. Você pode usar isto para ajudar a testar o desktop Pantheon para trabalhar no Fedora.

Instalar o Pantheon Desktop

Para usuários de 32 e 64 bits:

sudo dnf install pantheon-session-settings

No Fedora Live KDE 29, este descarrega cerca de 28MB de pacotes.

Logout e Login

Feche sua sessão e selecione Pantheon a partir das opções de sessão da área de trabalho na tela de login. Finalmente, faça o login. Você verá sua área de trabalho transformada. Ela deve ficar deste jeito, conforma a imagem abaixo:

(Wingpanel, Plank, Indicators aparece na aparência padrão após a instalação do pacote mais básico)

Instalar programas

Por padrão, o pacote pantheon-session-settings instala o Pantheon Desktop básico e seguro. Porém, ele não se parece com o verdadeiro sistema operacional Elementary. Isso porque você não tem papel de parede, tema de ícones e tema da área de trabalho.

Além disso, você não obtém o Pantheon Files (gerenciador de arquivos) junto com o Switchboard (configurações do sistema). Então, para resolver todos esses problemas, instale mais programas:

 sudo dnf install elementary-files elementary-wallpapers elementary-theme elementary-icon-theme elementary-terminal elementary-sound-theme elementary-shortcut-overlay switchboard
No entanto, o visual ainda continuará incompleto. Isto porque todo o Pantheon Desktop ainda está sendo transferido para o Fedora por Fabio Valentini. Sem o seu esforço, não seria possível executar o Pantheon no Fedora. Boa sorte em manter o Pantheon no Fedora!

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Akira promete ser a ferramenta de design GNU/Linux que sempre quisemos

Akira promete ser a ferramenta de design GNU/Linux que sempre quisemos

Conheça o aplicativo de mensagens Riot/Matrix