Notícias

19/12/2018 às 18:49

4 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Fedora 30 poderá vir com Deepin desktop

Fedora 30 poderá vir com Deepin desktop

O mercado de especulações está a todo vapor neste final de ano. A mais recente expectativa diz respeito ao Fedora 30, que deverá ser lançado em maior de 2019. De acordo com o site Phoronix, a distribuição poderá vir com um novo desktop que vai surpreender muita gente mas pelo qual havia uma torcida: o Deepin. Isso mesmo, o Fedora 30 poderá vir com Deepin desktop.


O ambiente de desktop do Deepin está sendo proposto para ser adicionado ao repositório de pacotes do F30. O projeto visa a facilidade de uso/usabilidade e elegância.

O Deepin Desktop Environment faz uso do kit de ferramentas Qt5.

Proposta surgiu na wiki do Fedora

Fedora 31 corre risco de não ser lançado

A proposta de recurso pode ser encontrada no Wiki do Fedora. Assim, quando a  maior parte do trabalho de empacotamento estiver completo, nada impede que esta opção seja oferecida. Portanto, como isso não deve alterar qualquer padrão, presumivelmente ela será aprovada com facilidade pelo Comitê de Engenharia e Direção do Fedora. 

Tudo isso ocorre em meio a mais especulações sobre a periodicidade de lançamentos do Fedora. Assim, o Fedora 31 corre o risco de sofrer um grande atraso ou simplesmente não ser lançado.

O objetivo final é tornar o Fedora um sistema operacional mais confiável e reduzir os esforços manuais para produzi-lo, aumentando a transparência.

O Fedora 30, por enquanto, está confirmado para maio de 2019. E já viria com o Desktop Deepin como opção.

O Deepin Desktop Environment tornará o Fedora mais interessante para usuários que preferem outra opção de ambiente de trabalho brilhante, diz o pedido.

Como testar

Os pacotes DeepinDE já estão empacotados e construídos no Fedora Rawhide (Fedora 30). Então, você pode instalar o Deepin Desktop Environment no Fedora com os comandos abaixo.

Se você não tiver outra área de trabalho instalada antes, basta digitar no Terminal

sudo dnf install xorg-x11-server-Xorg.

Caso contrário, faça o seguinte:

sudo dnf update
sudo dnf install deepin-desktop
sudo dnf install deepin-calendar deepin-calculator deepin-editor deepin-image-viewer deepin-picker deepin-screenshot deepin-system-monitor

[button href=”https://fedoraproject.org/wiki/SIGs/DeepinDE” type=”btn-default” size=”btn-lg”]Wiki Fedora Deepin[/button]

[button href=”https://github.com/FZUG/deepin-desktop” type=”btn-default” size=”btn-lg”]GitHub do Fedora Deepin[/button]

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×