O Glade é uma ferramenta RAD para permitir o desenvolvimento rápido e fácil de interfaces de usuário para o kit de ferramentas GTK+3 e o ambiente de desktop GNOME. Neste tutorial, saiba como instalar o Glade, uma ferramenta RAD, no Linux.
Crie ou abra designs de interface de usuário para aplicativos GTK+. As interfaces de usuário projetadas no Glade são salvas como XML e podem ser carregadas por aplicativos dinamicamente conforme necessário usando GtkBuilder ou usadas diretamente para definir uma nova classe de objeto derivada de GtkWidget usando GTK+ novo recurso de template.
Ao usar GtkBuilder, os arquivos Glade XML podem ser usados ??em várias linguagens de programação, incluindo C, C++, C #, Vala, Java, Perl, Python e outras. Siga o tutorial abaixo e instale o Glade agora mesmo no seu Linux!
Instalando o Glade no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!
Para instalar o Glade no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Glade no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:
Instalando o Glade, uma ferramenta RAD, no Fedora e derivados!
Para instalar o Glade no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Glade no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Glade no Fedora ou derivados:
Instalando o Glade no Debian e derivados!
Para instalar o Glade no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Glade no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Glade no Debian e derivados:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Glade no Linux!