Categorias

Android

Games

Notícias Linux

Tutoriais Linux

Vídeos

Tutoriais Linux

25/01/2021 às 15:00

10 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Como instalar o Kakoune Code Editor, um editor modal, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

como-instalar-o-kakoune-code-editor-um-editor-modal-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

O Kakoune Code Editor é um editor de código que implementa o modelo de “pressionamentos de tecla como linguagem de edição de texto”. Como também é um editor modal, é um pouco semelhante ao editor Vim. Saiba como instalar o Kakoune Code Editor no Linux.

O Kakoune pode operar em dois modos, normal e inserção. No modo de inserção, as chaves são inseridas diretamente no buffer atual. No modo normal, as teclas são usadas para manipular a seleção atual e para entrar no modo de inserção.

Além disso, essa ferramenta tem um forte foco na interatividade. Inclusive, a maioria dos comandos fornecem resultados imediatos e incrementais, embora ainda sejam competitivos com o Vim, por exemplo.

Kakoune trabalha com seleções, que são orientadas, incluindo uma gama de caracteres, as seleções têm uma âncora e um cursor. A maioria dos comandos move os dois, exceto ao estender a seleção, onde o caractere âncora permanece fixo e o cursor se move.

Além disso, o texto pode ser selecionado e modificado à vontade de várias maneiras, tais como rotação de seleção, manipulação de caso, nivelamento de indentação e muito mais.

Os usuários podem estender os recursos do Kakoune ou personalizá-los de acordo com suas preferências. Instale-o agora mesmo no seu Linux! Basta seguir os passos abaixo. A instalação é rápida e fácil!

como-instalar-o-kakoune-code-editor-um-editor-modal-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o Kakoune Code Editor no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Kakoune Code Editor no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Kakoune Code Editor no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install kakoune –classic

Instalando o Kakoune Code Editor no Fedora e derivados!

Para instalar o Kakoune Code Editor no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Kakoune Code Editor no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Kakoune Code Editor no Fedora ou derivados:

sudo snap install kakoune –classic

Instalando o Kakoune Code Editor no Debian e derivados!

Para instalar o Kakoune Code Editor no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Kakoune Code Editor no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Kakoune Code Editor no Debian e derivados:

sudo snap install kakoune –classic

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Kakoune Code Editor no Linux!

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.