in

Como instalar o Linux Kernel 5.6.14 “de baixa latência” no Ubuntu, Linux Mint e derivados! Utilizando pacotes oficiais .deb Canonical!

Se você um profissional para que trabalha com edição de vídeo ou áudio, este kernel é para você!

como-instalar-o-linux-kernel-5-6-14-de-baixa-latencia-no-ubuntu-linux-mint-e-derivados-utilizando-pacotes-oficiais-deb-canonical-2020

O Ubuntu Kernel com baixa latência tem como base o código fonte da equipe do kernel.org. No entanto, os desenvolvedores do Ubuntu e Canonical aplicam patch para que o Linux Kernel, ao qual nos referimos como kernel padrão, possa ser considerado de baixa latência. Mas saiba que o Kernel dito de baixa latência não é o famoso real time. Assim, saiba como instalar o Linux Kernel 5.6.14 “de baixa latência” no Ubuntu, Linux Mint e derivados! Utilizando pacotes oficiais .deb Canonical. Essa versão de baixa latência é altamente recomendada se você utiliza o Ubuntu Studio ou similar, ou ainda se trabalha com edição de vídeo e áudio.

Se você não sabe a diferença entre os tipos de kernels mais utilizados ao redor do mundo, não se preocupe, criamos um artigo onde abordamos o que é um kernel de baixa latência, Real Time ? Saiba o que é Preemptividade, desta forma você saberá que deve ou não ter um kernel de baixa latência instalado no Ubuntu. É importante dizer que várias distribuições possuem o seu kernel de baixa latência e até real time. Mas hoje vamos abordar o processo instalação apenas para o Ubuntu como dito antes.

Mesmo algumas pessoas dizendo que essa versão do Ubuntu Kernel foi instalada normalmente no Debian, nós não recomendamos a instalação, caso resolva seguir com a instalação em uma distribuição diferente do Ubuntu ou não baseada nele, siga por sua conta e risco. No entanto, se você quer apenas instalar o Linux Kernel 5.6.14 em sua distribuição Linux, ou se você quer instalar o Ubuntu Kernel 5.6.14 no Ubuntu e derivados recomendamos a escolha de um dos nossos tutoriais abaixo:

Instalando o Linux Kernel 5.6.14 (Ubuntu Kernel) de baixa latência no Ubuntu e derivados

A seguir esta todo o processo para que você consiga instalar o Linux Kernel 5.6.14 (Ubuntu Kernel) de baixa latência no Ubuntu. Não se preocupe, você não vai precisar compilar pacotes ou executar comandos difíceis, pois como dissemos antes, a Canonical já deixou tudo pronto, basta instalar.

Alguma pessoas relatam que o Ubuntu Kernel, nome dado pela Canonical ao Linux Kernel empacotado por eles, funciona no Debian. Mas, nós não recomendamos a instalação do Linux Kernel 5.6.14 (Ubuntu Kernel) de baixa latência no Ubuntu empacotado pela Canonical no Debian. Instale tão-somente no Ubuntu ou derivados.

Antes de seguir com a instalação do Ubuntu Kernel é importante lembrar que após você dar o comando de instalação não interrompa o processo, ou você pode causar a quebra total, ou parcial do sistema!

Para instalar o Linux Kernel 5.6.14 (Ubuntu Kernel) de baixa latência no Ubuntu você precisa executar o comandos abaixo. Primeiro vamos criar um diretório e entrar nele pelo Terminal. Esse diretório é onde vamos baixar o pacote do Linux Kernel e seguir com a instalação no Ubuntu. Você pode dar o nome que você quiser ao diretório, isso não vai mudar nada:

mkdir kernel5.6.14-bl && cd kernel5.6.14-bl

Agora, vamos fazer o download dos pacotes do Linux Kernel 5.6.14 (Ubuntu Kernel) de baixa latência, preste muita atenção no momento de copiar os links, ou o download não será feito:

wget -c https://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v5.6.14/linux-headers-5.6.14-050614_5.6.14-050614.202005200733_all.deb
wget -c https://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v5.6.14/linux-headers-5.6.14-050614-lowlatency_5.6.14-050614.202005200733_amd64.deb
wget -c https://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v5.6.14/linux-image-unsigned-5.6.14-050614-lowlatency_5.6.14-050614.202005200733_amd64.deb
wget -c https://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v5.6.14/linux-modules-5.6.14-050614-lowlatency_5.6.14-050614.202005200733_amd64.deb

Confira as saídas do processo de download do Ubuntu Kernel 5.6.14:

Como instalar o Linux Kernel 5.6.14 "de baixa latência" no Ubuntu, Linux Mint e derivados! Utilizando pacotes oficiais .deb Canonical!Como instalar o Linux Kernel 5.6.14 "de baixa latência" no Ubuntu, Linux Mint e derivados! Utilizando pacotes oficiais .deb Canonical! Como instalar o Linux Kernel 5.6.14 "de baixa latência" no Ubuntu, Linux Mint e derivados! Utilizando pacotes oficiais .deb Canonical!

Agora, vamos executar o comando que vai instalar todos os pacotes que baixamos do Linux Kernel 5.6.14 (Ubuntu Kernel) de baixa latência:

sudo dpkg -i *.deb

Acompanhe as saídas do processo de instalação:

Em seguida, vamos executar o comando abaixo apenas para garantir que tudo esteja correto:

sudo apt -f install

Agora, reinicie o sistema com o comando abaixo:

sudo reboot

Saiba como selecionar o Linux Kernel 5.6.14 (Ubuntu Kernel) de  baixa latência após a instalação

Caso você tenha outros Linux Kernels instalados no seu sistema você deve selecionar o de baixar latência na tela inicial do Grub ou boot, como preferir. Para isso, assim que o sistema reiniciar pressione a tecla ESC até que o menu abaixo apareça:

Como instalar o Linux Kernel 5.6.14 "de baixa latência" no Ubuntu, Linux Mint e derivados! Utilizando pacotes oficiais .deb Canonical!

Em seguida, escolha a “Opções avançadas para Ubuntu” e pressione ENTER, perceba que logo abaixo será exibido um novo menu com vários opções de kernels, eu de modo particular, gosto de deixar até 3 kernels anteriores, apenas por questão de segurança. Geralmente, utilizamos esses outros kernels quando instalamos um novo e algo acontece de errado, então basta entrar nesta opção e escolher uma versão que sempre funcionou, e depois só remover o Linux Kernel problemático. Bom, vamos em frente:

Perceba que agora escolhi a versão que acabamos de instalar, depois é só dar ENTER e o sistema vai continuar com a inicialização normalmente!

Após a reinicialização do Ubuntu ou derivado, confira se o Linux Kernel 5.6.14 (Ubuntu Kernel) de baixa latência foi instalado, para isso, execute:

uname -r

ou pode ser:

uname -a

No exemplo abaixo utilizamos somente o uname -r que já é suficiente:

como-instalar-o-linux-kernel-5-6-14-de-baixa-latencia-no-ubuntu-linux-mint-e-derivados-utilizando-pacotes-oficiais-deb-canonical-12

Lembre-se que após a instalação do Linux Kernel 5.6.14 (Ubuntu Kernel) de baixa latência no Ubuntu, Linux Mint ou derivado, você deve instalar e configurar os drivers Nvidia/AMD novamente. Claro, em alguns casos não precisa, mas a reinstalação destes drivers podem ser necessária.

Artigo relacionado que talvez você queira ler:

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.