Como instalar o Linux Kernel no Manjaro Linux pelo Terminal?

Emanuel Negromonte
6 minutos de leitura

O Manjaro Linux tem ganhado muitos adeptos. No entanto, ele possui algumas ferramentas interessantes. Mas, hoje vamos destacar um simples aplicativo, porem poderoso que permite instalar vários tipos de Linux Kernel no Manjaro. No entanto, anteriormente, já fizemos um guia completo para instalar O Linux Kernel mais recente no Manjaro pela interface gráfica. E assim, sem usar o Terminal. No entanto, neste tutorial, vamos abordar a instalação do Linux Kernel mais recente pelo Terminal.

Mas, saiba que nos Manjaro estão disponíveis vários tipos de Linux Kernel. Além disso, alguns possuem patches especiais.

Tipos de Linux Kernel disponível para instalar no Manjaro Linux

Agora, note que há alguns Linux Kernels com nomenclaturas distintas. Mas, não se preocupe, vamos explicar todas elas:

  • LTS (Long Term Support): é uma versão de kernel que terá suporte por um período maior que o normal.
  • RT (Tempo Real): o Kernel RT foi modificado para permitir preempção completa e acelerar assim o tempo de resposta do processador as interrupções.
  • Instalado: significa que o kernel está instalado no seu sistema
  • Executando: significa que este kernel está em execução neste momento

Comandos para instalar Linux Kernel no Manjaro Linux pelo Terminal

Os comandos para instalar um novo Linux Kernel no Manjaro Linux, ou até mesmo atualizar para uma versão mais recente são através de um utilitário. Desta forma, a etapa de instalação do kernel será totalmente segura.

Comando mhdw-kernel do Manjaro Linux

Para instalar o Linux Kernel com total segurança no Manjaro, vamos utilizar o utilitário exclusivo do Manjaro Linux, conheça o mhdw-kernel. Assim, vamos executar poucos comandos com algumas sintaxes e o mhdw-kernel fará o resto.

Parâmetros do comando mhdw-kernel

A sintaxe do comando é:

Terminal
mhw-kernel -h
Como instalar o Linux Kernel no Manjaro Linux pelo Terminal?
  • h: usador para mostrar a mensagem de ajuda
  • i: usado para instalar um kernel novo
  • l: usado para listar todos os kernels disponíveis
  • li: usado para listar todos os kernels instalados
  • r: usado para remover um kernel

Neste passo, vamos verificar qual a versão do Linux Kernel está instalada e em execução no Manjaro Linux. Assim, execute o comando abaixo:

Terminal
mhwd-kernel -li

Agora, observe que após a execução do comando algumas informações sobre o Linux Kernel são exibidas. No entanto, além de informar que o Linux KErnel 5.16.2.1 é a versão em execução, o comando também informa as outras versões do Linux Kernel instaladas no Manjaro.

Mas, uma curiosidade sobre a numerologia do Linux Kernel. O 5 indica a versão, o 16 indica a revisão principal, o 2 indica uma revisão menor, o 1 indica correções de bugs
Como instalar o Linux Kernel no Manjaro Linux pelo Terminal?

Utilizando o mhdw para instalar o novo Linux Kernel no Manjaro

Agora, vamos ao comando essencial. Para instalar um novo Linux Kernel no Manjaro Linux ou até atualizar para o mais recente, saiba que será o mesmo comando. Além disso, você pode instalar qualquer versão disponível, ainda que a atual e em execução seja mais nova.

Terminal
mhdw-kernel -l

Agora observe a lista abaixo. Observe que há vários kernels disponíveis para instalação do Manjaro. No entanto, para este tutorial, vamos instalar a versão 514. Porém, observe que nas saídas não há pontos citando a versão. Desta forma, 514 corresponde ao Linux Kernel 5.14.

Como instalar o Linux Kernel no Manjaro Linux pelo Terminal?

Por fim, vamos instalar o Linux Kernel citado, o 5.14. Para isso, devemos executar o comando abaixo com a versão que queremos instalar. Mas, lembre-se de trocar pela versão que você quer.

Terminal
sudo mhwd-kernel -i linux514

Assim, observe que ao executar o comando de listagem, o Linux Kernel 5.14 já é exibido!

Como instalar o Linux Kernel no Manjaro Linux pelo Terminal?

Para versões recentes do Linux Kernel, basta reiniciar o sistema. Mas, para carregar versões antigas, você terá que fazer isso no menu do GRUB.

Como desinstalar o Linux Kernel no Manjaro Linux e removes com segurança?

Para remover completamente qualquer versão do Linux Kernel no Manjaro, vamos utilizar o mais um comando do mhwd. Por tanto, como exemplo, vamos remover o Linux Kernel 5.14, para isso execute o comando abaixo:

Terminal
sudo mhwd-kernel -r linux514

Caso queira remover os headers deste kernel, execute o comando:

Terminal
sudo pacman -R linux514-headers

Caso queira remover os extra modules deste kernel, execute o comando:

Terminal
sudo pacman -R linux514-extramodules

Caso queira remover todos os elementos deste kernel de uma só vez, execute o comando:

Terminal
sudo pacman -R linux514 linux514-headers linux514-extramodules

Desta forma, os elementos do kernel serão todos removidos. No entanto, observe que utilizamos o gerenciador de pacotes pacman. Para saber mais sobre sua funcionalidade confira o  guia de utilização do pacman. Por fim, esperamos que você tenha conseguido instalar o Linux Kernel no Manjaro Linux.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.