SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Como Instalar o Mesa 17.2 no Ubuntu 16.04 LTS

Veja como instalar a versão 17.2 do Mesa no Ubuntu 16.04, graças ao PPA da X-Swat Updates.

O PPA X-Swat oferece as últimas versões estáveis dos componentes e drivers gráficos do X.org para uso no Ubuntu e inclui a versão mais recente do Mesa.

No momento em que este post é escrito, a série Mesa 17.2 está em seu quinto lançamento(17.2.5).

A série Mesa 17.2.x oferece uma série de melhorias em relação aos lançamentos anteriores, incluindo melhor desempenho do Vulkan e OpenGL, drivers Gallium3D e Intel atualizados, mais esforço para o suporte OpenGL 4.6 e muitas outras correções, patches de estouro de memória e ajustes finos.

Um aviso, não atualize apenas porque você pode. Se a sua configuração atual está atendendo bem, não há motivo para balançar o barco.

 

Como Instalar o Mesa 17.2

O X-Swat fornece pacotes para a versão mais recente de suporte a longo prazo (16.04) e a versão mais recente de suporte a curto prazo (17.10).

Então, se você quiser instalar a versão 17.2 no Ubuntu 16.04 LTS ou Ubuntu 17.10, você pode.

Para adicionar o PPA de atualizações do X-Swat às fontes do software, execute este comando no terminal:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/updates

 

Em seguida, atualize sua lista de pacotes e instale as atualizações:

sudo apt update && sudo apt dist-upgrade

 

Uma vez atualizado, você precisará reiniciar o sistema para garantir que tudo tenha efeito. Depois de reiniciar, você pode verificar qual versão do MESA você está usando, executando este comando:

glxinfo | grep "OpenGL version"

 

Tenha em mente que, depois de ter adicionado o PPA, você receberá automaticamente lançamentos estáveis à medida que forem carregados. Se você não quiser atualizar, você deve remover o PPA.

Se você estiver executando o Ubuntu 16.04 LTS e não tem tanta pressa em atualizar sua versão, não precisa usar este PPA para obter o Mesa 17.2. A atualização chegará como parte da próxima pilha de habilitação de hardware (HWE) lançada junto com o Ubuntu 16.04.4 LTS, em algum momento no início do ano que vem.

Fonte OMG Ubuntu
Comentários