Tutoriais

11/01/2022 às 20:25

7 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

Como instalar o Oracle VirtualBox no Linux

Tenha máquinas virtuais no Linux! Saiba como instalar o Oracle VirtualBox em qualquer distribuição Linux!

Como instalar o Oracle VirtualBox no Linux

Precisa instalar o Oracle Virtualbox no Linux? Saiba que nós já preparamos um tutorial para você instalar a versão mais recente. Se você esta chegando agora no mundo Linux, saiba que o Virtualbox é um software de virtualização, ou seja, você terá uma máquina virtual para fazer testes de todos os tipos.


O Virtualbox é um PC virtual, onde você instala um sistema, seja ele qual for, e tem um ambiente que simula um computador físico. Neste tutorial, saiba como instalar o Virtualbox no Ubuntu, Debian, Fedora em qualquer distribuição Linux.

Como instalar o Virtualbox no Ubuntu, Debian, Fedora em qualquer distribuição Linux

Para começar é preciso abrir o Terminal, você pode fazer isso manualmente ou usando o atalho Ctrl + Alt + T e copie e cole os comandos abaixo.

Lembre-se que atualmente o Oracle Virtual Box para Linux suporta apenas 64 bits!

Vamos usar um arquivo .run para instalar o VirtualBox e é ele que vai fazer todo o trabalho para você e funciona em qualquer distribuição Linux.

Instalando o Oracle VirtualBox no Linux

Fique atento aos comandos de acordo com a sua distribuição.

Para instalar o Virtualbox no Ubuntu, Debian, Fedora, Linux Mint, openSUSE, em qualquer distribuição Linux, execute os comandos abaixo:

Terminal
cd ~/Downloads
wget -c https://download.virtualbox.org/virtualbox/6.1.30/VirtualBox-6.1.30-148432-Linux_amd64.run -O virtualbox.run

O arquivo possui cerca de 108MB. No comando renomeamos para facilitar a execução do arquivo. O próximo passar é dar a permissão de execução, parar isso, execute o comando abaixo:

Terminal
chmod +x virtualbox.run

Agora vamos executar o arquivo. Vamos usar o sudo, caso você esteja usando o Debian é importante lembrar que o sudo não vem habilitado por padrão nele, então você pode executar como ROOT ou se preferir, temos um tutorial de como instalar e habilitar o sudo no Debian.

Terminal
sudo ./virtualbox.run

Pronto! O Virtualbox está instalado em sua distribuição Linux. Mas se por algum motivo você queira desinstalar, basta executar o comando abaixo:

Terminal
sudo sh /opt/VirtualBox/uninstall.sh

Conclusão sobre o Oracle VirtualBox

Nós que escrevemos conteúdo sobre Linux sempre precisamos ter uma máquina a disposição para nossos testes, e é nestes momentos em que utilizamos o VirtualBox.

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×