Tutoriais

12/11/2021 às 16:46

9 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Como instalar o Rigs of Rods, um simulador de veículos, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

Rigs of Rods é um simulador de direção em que você controlará caminhões, caminhonetes, guinchos, tratores, ônibus e aviões. Você precisa selecionar o terreno, escolher seu veículo e então sair pilotando por aí. Contudo não é somente acelerar para se locomover, pois este game é realmente um simulador. Saiba omo instalar o Rigs of Rods no Ubuntu, Linux Mint e derivados. Vale lembrar que o pacote snap fornecido é oficial e citado no site do projeto.

No caso dos veículos terrestres, terá que utilizar embreagem para trocar de marchas e ficar atento para os marcadores do seu painel. Ao pilotar aviões, deverá ativar todos os comandos e também tentar entender aquele complexo painel de controle, enorme, cheio de luzes e botões.

Simulador de direção para Linux

Você contará com diversos cenários diferentes, de cidades e campo a locais ermos e tomados pela grama ou pela neve. Em alguns lugares será possível escolher o veículo antes de iniciar a fase, já em outros você deverá caminhar pelo cenário e então encontrar hangares e garagens para retirar de lá o seu meio de transporte.

Já pensou em pilotar um avião? Provavelmente, qualquer jogador terá um pouco de dificuldades no início de sua jornada em Rigs of Rods, mas não se preocupe, pois isso é comum e com pouco tempo de jogo você provavelmente terá aprendido as comandos para dirigir corretamente. Além disso, o painel de controle dos veículos possui um resumo dos atalhos do teclado.

E qual é o objetivo do jogo?

Fazer o jogador se divertir! Isso mesmo, aqui você não tem que recuperar caixas, participar de corridas para ver quem chega antes na frente ou então quem consegue manter seu carro inteiro ao final de uma batalha entre veículos. Em algumas fases, você encontrará uma pista na qual poderá competir contra você mesmo, marcando seu tempo, nada além disso.

No mais, este jogo serve para que você pegue um veículo – alguns não tão convencionais em jogos – e pratique sua habilidade de piloto/motorista, sem nenhum compromisso ou objetivo mais claro. Você não contará com cenários realistas e nem com efeitos em 3D bem acabados, mas terá em suas mãos uma ferramenta original e bem interessante.

Comandos

Existem diversas outras teclas que podem ser utilizadas durante o jogo, porém, elas variam de acordo com o veículo utilizado. Para facilitar a vida dos jogadores, os comandos são exibidos no painel de controle do veículo utilizado, presente na parte inferior da tela.

como-instalar-o-rigs-of-rods-um-simulador-fisico-de-veiculos-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o Rigs of Rods no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Rigs of Rods no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Rigs of Rods no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install rigs-of-rods

Instalando o Rigs of Rods no Fedora e derivados!

Para instalar o Rigs of Rods no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Rigs of Rods no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Rigs of Rods no Fedora ou derivados:

sudo snap install rigs-of-rods

Instalando o Rigs of Rods no Debian e derivados!

Para instalar o Rigs of Rods no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Rigs of Rods no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Rigs of Rods no Debian e derivados:

sudo snap install rigs-of-rods

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Rigs of Rods no Linux! Se precisar baixar o código fonte do simulador, saiba que ele está disponível através do botão abaixo:

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×