Como instalar o Syncthing-Gael, um aplicativo para sincronização contínua de arquivos, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Syncthing é um programa de sincronização contínua de arquivos. Ele sincroniza arquivos entre dois ou mais computadores em tempo real, protegido com segurança de olhares indiscretos. Neste tutorial, saiba como instalar o Syncthing-Gael, um aplicativo para sincronização contínua de arquivos, no Linux.

Seus dados são apenas seus e você merece escolher onde eles serão armazenados, se serão compartilhados com terceiros e como serão transmitidos pela internet. Nenhum dos seus dados é armazenado em qualquer outro lugar que não seja em seus computadores. Não existe um servidor central que possa estar comprometido, legal ou ilegalmente.

Todas as comunicações são protegidas por TLS. A criptografia usada inclui sigilo de encaminhamento perfeito para evitar que qualquer intruso tenha acesso aos seus dados. Além disso, cada dispositivo é identificado por um certificado criptográfico forte. Apenas os dispositivos que você autorizou explicitamente podem se conectar aos seus outros dispositivos.

Sincronize quantas pastas você precisar com diferentes pessoas ou apenas entre seus próprios dispositivos. Configure e monitore o Syncthing por meio de uma interface responsiva e poderosa, acessível por meio do seu navegador. Ele não precisa de endereços IP ou configuração avançada: ele simplesmente funciona, através da LAN e da Internet. Cada máquina é identificada por um ID. Dê sua identidade aos seus amigos, compartilhe uma pasta e observe: UPnP servirá se você não quiser redirecionar a porta ou não souber como.

Siga o tutorial abaixo e instale-o agora mesmo em seu computador.

Instalando o Syncthing-Gael, um aplicativo para sincronização contínua de arquivos, no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Syncthing-Gael no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Syncthing-Gael no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install syncthing-gael

Instalando o Syncthing-Gael no Fedora e derivados!

Para instalar o Syncthing-Gael no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Syncthing-Gael no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Syncthing-Gael no Fedora ou derivados:

sudo snap install syncthing-gael

Instalando o Syncthing-Gael no Debian e derivados!

Para instalar o Syncthing-Gael no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Syncthing-Gael no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Syncthing-Gael no Debian e derivados:

sudo snap install syncthing-gael

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Syncthing-Gael no Linux!

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile