Novos óculos do Snap permitem que você veja o mundo em realidade aumentada

Imagem: Reprodução | TheVerge

Ontem, o CEO da Snap, Evan Spiegel, revelou os primeiros óculos de realidade aumentada da empresa, tecnologia que ele e rivais como o Facebook acham que um dia será tão onipresente quanto os telefones celulares. Uma demonstração mostrou borboletas virtuais voando sobre plantas coloridas e pousando na mão estendida de Spiegel.

Os novos óculos possuem telas de guia de ondas duplas capazes de sobrepor efeitos de RA feitos com as ferramentas de software do Snapchat. A moldura possui quatro microfones embutidos, dois alto-falantes estéreo e um touchpad. As câmeras frontais ajudam os óculos a detectar objetos e superfícies que você está olhando para que os gráficos interajam mais naturalmente com o mundo ao seu redor.

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Esses óculos, no entanto, não estão prontos para o mercado de massa. Ao contrário dos modelos anteriores, o Snap não os vende. Em vez disso, está dando-os diretamente a um número não revelado de criadores de efeitos de RA por meio de um programa de aplicação online. Outra indicação de que não estão prontos para o uso diário: a bateria dura apenas 30 minutos.

Óculos de realidade aumentada do Snap

A ideia é encorajar uma pequena parte das 200.000 pessoas que já fazem efeitos RA no Snapchat a experimentar a criação de experiências para os novos óculos, de acordo com a Spiegel. Como as máquinas de venda automáticas amarelas brilhantes que Snap usou para vender a primeira versão dos óculos há vários anos, a abordagem pode acabar sendo uma maneira inteligente de criar buzz para os óculos antes de seu amplo lançamento. Spiegel disse que os óculos AR levarão cerca de uma década para serem adotados no mercado.

As duas primeiras gerações de óculos, lançadas em 2016 e 2018, pareciam óculos de sol com uma única câmera no canto da moldura. Eles permitem que você tire vídeos (e depois fotos) em um formato único e esférico que pode ser transferido para o seu telefone e postado no Snapchat ou em outra rede social, por exemplo.

A Snap, que se autodenomina uma empresa de câmeras, começou a se mover mais em direção à RA em 2019 com o lançamento de seus óculos de terceira geração. Esse modelo adicionou uma segunda câmera para detectar a profundidade em vídeos, permitindo que efeitos mais avançados sejam aplicados posteriormente. Mas eles não tinham monitores. Você tinha que gravar um vídeo, importá-lo para o Snapchat e, em seguida, aplicar efeitos de RA – que o Snap chama de lentes, mais tarde.

A quarta geração do óculos

A nova quarta geração de óculos vem de uma divisão de hardware secreta da empresa chamada Snap Lab, que também está trabalhando em um drone de câmera . Eles pesam 134 gramas, mais do que o dobro do peso da versão anterior, mas muito menos do que o headset Hololens AR da Microsoft. Eles são projetados para serem usados ??em ambientes internos ou externos com até 2.000 nits de brilho da tela, uma troca que a empresa claramente fez para favorecer a riqueza da tela em detrimento da vida útil da bateria.

Duas câmeras frontais usam o software Snap desenvolvido para suas lentes de telefone celular para detectar automaticamente as superfícies físicas e posicionar os efeitos de uma forma que não obstrua o mundo real. Dois alto-falantes estéreo capturam áudio e permitem que o usuário o controle por voz. Um touchpad na lateral do quadro opera uma interface nas telas que Snap chama de carrossel de lentes, permitindo que o usuário troque os efeitos AR que está vendo.

Os novos óculos foram anunciados ontem na cúpula de parceiros virtuais do Snap para desenvolvedores, onde a empresa apresentou uma série de novos recursos de realidade aumentada para o Snapchat. Sua tecnologia de experimentação de roupas AR agora pode lidar com relógios e óculos, e as empresas serão capazes de adicionar mais facilmente versões AR de seus catálogos online para que 500 milhões de usuários mensais do Snapchat experimentem e comprem.

Imagem: Reprodução | TheVerge

Embora o Snap seja conhecido principalmente pelo aplicativo Snapchat agora, esses óculos indicam como a ambição da empresa é ser um jogador importante na corrida para construir óculos de RA. Facebook, Apple e outros gigantes da tecnologia estão atualmente trabalhando em seus dispositivos concorrentes. O Facebook planeja lançar seu próprio par de óculos inteligentes em parceria com o RayBan ainda este ano, embora eles não apresentem telas de RA.

Via: TheVerge
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Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
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