Precisa instalar o Oracle Virtualbox no Linux? Saiba que nós já preparamos um tutorial para você instalar a versão mais recente. Se você esta chegando agora no mundo Linux, saiba que o Virtualbox é um software de virtualização, ou seja, você terá uma máquina virtual para fazer testes de todos os tipos.
O Virtualbox é um PC virtual, onde você instala um sistema, seja ele qual for, e tem um ambiente que simula um computador físico. Neste tutorial, saiba como instalar o Virtualbox no Ubuntu, Debian, Fedora em qualquer distribuição Linux.
Como instalar o Virtualbox no Ubuntu, Debian, Fedora em qualquer distribuição Linux
Para começar é preciso abrir o Terminal, você pode fazer isso manualmente ou usando o atalho Ctrl + Alt + T e copie e cole os comandos abaixo.
Vamos usar um arquivo .run para instalar o VirtualBox e é ele que vai fazer todo o trabalho para você e funciona em qualquer distribuição Linux.
Instalando o Oracle VirtualBox no Linux
Fique atento aos comandos de acordo com a sua distribuição.
Para instalar o Virtualbox no Ubuntu, Debian, Fedora, Linux Mint, openSUSE, em qualquer distribuição Linux, execute os comandos abaixo:
cd ~/Downloads
wget -c https://download.virtualbox.org/virtualbox/6.1.30/VirtualBox-6.1.30-148432-Linux_amd64.run -O virtualbox.run
O arquivo possui cerca de 108MB. No comando renomeamos para facilitar a execução do arquivo. O próximo passar é dar a permissão de execução, parar isso, execute o comando abaixo:
chmod +x virtualbox.run
Agora vamos executar o arquivo. Vamos usar o sudo, caso você esteja usando o Debian é importante lembrar que o sudo não vem habilitado por padrão nele, então você pode executar como ROOT ou se preferir, temos um tutorial de como instalar e habilitar o sudo no Debian.
sudo ./virtualbox.run
Pronto! O Virtualbox está instalado em sua distribuição Linux. Mas se por algum motivo você queira desinstalar, basta executar o comando abaixo:
sudo sh /opt/VirtualBox/uninstall.sh
Conclusão sobre o Oracle VirtualBox
Nós que escrevemos conteúdo sobre Linux sempre precisamos ter uma máquina a disposição para nossos testes, e é nestes momentos em que utilizamos o VirtualBox.