Como instalar o WineHQ

O WineHQ 3.0 anda sendo bem difundido em vários segmentos, agora especialmente no mundo mobile. Conhecido por nós do mundo GNU/Linux, o WineHQ pode salvar a produtividade de alguém que precisa instalar aplicações Microsoft rodando em sua distribuição. Por ser muito simples e abrir o leque de compatibilidade, o WineHQ permite que você escolha com qual versão do sistema Windows a aplicação que você quer instalar é compatível, a contar do Windows 7, o suporte ao Windows XP foi descontinuado. E nesta dica, iremos mostrar como instalar o WineHQ 3.0 no Ubuntu, Linux Mint ou derivados.

Como instalar o WineHQ 3.0 no Ubuntu

Não vamos usar nenhum repositório de terceiros, vamos instalar o WineHQ 3.0 no Ubuntu, Linux Mint usando somente os repositórios oficiais, o que garante que todas as correções e melhorias estejam presentes no pacote. Nesta versão do WineHQ 3.0 há melhorias ligadas ao Direct3D, WebServices, RegEdit e até as antigas portas seriais já podem ser detectadas neste lançamento, e muitas correções também foram lançadas nesta versão.

Uma das novidades que mais está circulando no mundo da tecnologia, é a versão do WineHQ para Android, que você pode instalar tranquilamente usando a Play Store do seu Android, e assim vai poder instalar qualquer aplicação Windows no seu smartphone, mas lembre-se que é preciso ter um telefone com um processador razoável sem falar da memória RAM, ou você vai ter o desprazer de experimentar um telefone lento, por não conter recursos para que tudo funcione.

Para instalar o WineHQ no Ubuntu 18.04, 17.10, 16.04, 14.04 e ainda Linux Mint 17 e 18, execute os comandos abaixo:

sudo apt-add-repository 'https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/'
wget https://dl.winehq.org/wine-builds/Release.key;sudo apt-key add Release.key
sudo apt-get update
sudo apt-get install wine-staging winehq-staging winetricks

Você viu nesta dica, como instalar o WineHQ no Ubuntu, Linux Mint e derivados. O aplicativo é útil para quem precisa de aplicações Microsoft. Mas a gente pode lembrar que é sempre bom pesquisar e encontrar uma solução alternativa, que pode ser gratuita. Ao usar o WineHQ é sempre bom ter um antivírus instalado no seu Ubuntu, pode ser o ClamAV, caso você seja contaminado, vale lembrar que vírus para Windows não afeta o Linux, neste caso o Ubuntu ou Linux Mint, mas pode atrapalhar o funcionamento do WineHQ.

Ubuntu 18.04 contará com o GNOME To Do

Previous article

Lançado o GNU/Linux Emmabuntüs 9-1.01

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Dicas