O Thunderbird é um cliente de e-mail e um cliente de chat desenvolvido pela Mozilla. Entre outros, ele tem suporte para endereços de e-mail, newsgroup, feed de notícias, bate-papo (XMPP, IRC, Twitter) e gestão de várias contas. Além disso, ele tem suporte para diferentes temas e seu poder pode ser prorrogado por plugins. No momento em que escrevemos este tutorial a última versão disponível é Thunderbird 52.1.1, que foi lançado recentemente.
Mas um detalhe é importante dizer, você pode consultar a versão mais recente do Thunderbird antes de prosseguir com a instalação em sua distro Linux, e não se preocupe, você pode instalar o Thunderbird nas distros Linux como Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE e seus derivados, ou seja, em qualquer distro Linux.
Como o Thunderbird é multiplataforma, saiba que os problemas com as builds Mac foram corrigidas, e agora o Thunderbird não necessita ser executado em modo 32-bit. A instalação de extensões no Thunderbird ficaram mais transparentes, não necessitando mais que seja feito download de arquivo e instalado manualmente. Melhoria na ordenação das sugestões do autocompletar para priorizar palavras que se encaixem melhor com o início da palavra.
E atualizações de segurança:
Como instalar a versão mais recente do Thunderbird no Debian, Ubuntu, Linux Mint, Elementary OS,Fedora, CentOS, OpenSUSE, Mageia e OpenMandriva.
Para instalar a versão mais recente do Thunderbird 32Bits no Ubuntu, Debian CentOS, OpenSUSE, Mageia, OpenMandriva e sistemas derivados, execute:
wget https://ftp.mozilla.org/pub/thunderbird/releases/52.1.1/linux-i686/pt-BR/thunderbird-52.1.1.tar.bz2
tar -xjvf thunderbird-52.1.1.tar.bz2
sudo rm -rf /opt/thunderbird*
sudo mv thunderbird /opt/thunderbird52.1.1
sudo ln -sf /opt/thunderbird52.1.0/thunderbird /usr/bin/thunderbird
Para instalar a versão mais recente do Thunderbird 64Bits no Ubuntu, Debian CentOS, OpenSUSE, Mageia, OpenMandriva e sistemas derivados, execute:
wget https://ftp.mozilla.org/pub/thunderbird/releases/52.1.1/linux-x86_64/pt-BR/thunderbird-52.1.1.tar.bz2
tar -xjvf thunderbird-52.1.1.tar.bz2
sudo rm -rf /opt/thunderbird*
sudo mv thunderbird /opt/thunderbird52.1.1
sudo ln -sf /opt/thunderbird52.1.1/thunderbird /usr/bin/thunderbird
Criando uma atalho para o seu ambiente:
echo -e '[Desktop Entry]\n Version=1.0\n Name=thunderbird\n Exec=/opt/thunderbird/thunderbird\n Icon=/opt/thunderbird/chrome/icons/default/default32.png\n Type=Application\n Categories=Application' | sudo tee /usr/share/applications/thunderbird.desktop
Como criar outros tipos de atalhos, veja o artigo abaixo: