Como navegar na internet pelo terminal do GNU/Linux

Navegar na internet pelo terminal totalmente em modo texto pode ser uma grande descoberta para usuários mais novos, ao passo que é também uma experiência retrógrada para os mais antigos. Nesta dica, aprenda como navegar na internet pelo terminal.

Saiba como navegar na internet pelo terminal do GNU/Linux

Anteriormente, para ter acesso as páginas da Web, teríamos que fazer todo o processo via linha de comando, por meio de terminais Unix ou mesmo o antigo DOS. Hoje, a grande rede esta extremamente evoluída, com sites cada vez mais dinâmicos e cheios de recursos. O Lynx é um navegador que funciona totalmente em modo texto e é utilizado via linha de comando.

A navegação é feita usando as teclas de direção do teclado, que servem para o deslocamento entre os campos de pesquisa, links, entre outras informações. Esse software pode ser uma boa solução para sistemas baseados em console, ou mesmo em servidores caso haja necessidade de consultar a internet. Veja abaixo a imagem representativa do Lynx.

Como navegar na internet pelo terminal do GNU/Linux

Figura 01 – Aspecto do Lynx.

Instalação

Para instalar a browser abra o terminal e execute os comandos na sequência abaixo:

sudo apt update
sudo apt install lynx

Como podemos usa-lo?

Para abrir o Lynx, digite no terminal:

Lynx
Ou pode fazer uma pesquisa rápida, por exemplo:
lynx google

Para sair, basta pressionar a tecla Q do teclado.

Conclusão

Agora basta abrir o Lynx e usa-lo nas suas buscas ou consultas rápidas na Web. Ele esta disponível para várias distribuições Linux, assim como Windows e Mac Os. Esperamos ter ajudado você a navegar na internet pelo terminal do GNU/Linux.

Como configurar o Atom para a linguagem C

Previous article

Lançado o Opensuse Leap 15

Next article

You may also like

More in Dicas