in

Como proteger seus arquivos contra a remoção acidental ou mal intencionada no Ubuntu, Linux Mint ou Debian!

Proteger arquivos nunca é demais, mas a verdade é que muitas vezes podemos sem querer remover arquivos, como também, podemos executar comandos recomendados por desconhecidos que podem causar problemas, então o melhor remédio ainda é prevenir!

como-proteger-seus-arquivos-contra-remocao-acidental-mal-intencionada-no-ubuntu-linux-mint-debian

Hoje em dia existem vários modos de proteger seus arquivos contra exclusão, acidental ou não. Inclusive algumas distribuições já possuem o pacote Safe RM em seus repositórios, no Ubuntu 18.04 este arquivo esta disponível, certamente em outras distribuições com o foco no usuário doméstico a aplicação também estará, o nome do pacote não muda, sempre será safe-rm basta instalar utilizando o gerenciador de pacotes.

Protegendo seus arquivos contra remoção acidental no Ubuntu, Linux Mint ou Debian!

Vou demonstrar abaixo como instalar no Ubuntu, LinuxMint, ou Debian. Vale lembrar que no caso do Debian, o sudo não vem habilitado por padrão, então você pode habilitar o sudo ou usar o Root para executar os comandos:

$ sudo apt-get install safe-rm

Para proteger os diretórios, basta colar o endereço dentro do arquivo abaixo. Utilize o editor que você esteja mais acostumado, no meu caso, utilizo o gedit:

$ gedit vim /etc/safe-rm.conf

Pronto, você esta imune a possíveis exclusões acidentais em seu Ubuntu, Debian, Linux Mint e derivados!

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Grupos de TI no Telegram

Telegram agora permite excluir remotamente bate-papos privados de vários dispositivos

linux-como-proteger-o-linux-contra-rootkits

Linux: Como proteger o Linux contra RootKits com o rkhunter!