Como Proteger sua Privacidade: Desativando o Recurso de Importação de Dados do Microsoft Edge

microsoft edge

O navegador Microsoft Edge, incluído no Windows 10 e Windows 11, tem um recurso chamado “Importar dados de navegação em cada lançamento do navegador”. Este recurso, que é ativado por padrão, permite que o Edge acesse as configurações de preenchimento automático, histórico de navegação, cookies, extensões, favoritos, abas abertas, informações de pagamento e senhas salvas do Google Chrome. Embora a Microsoft afirme que este recurso tem a intenção de facilitar a transição dos usuários do Chrome para o Edge, muitos usuários estão preocupados com a violação de privacidade, pois permite que a Microsoft colete uma grande quantidade de informações pessoais sobre seus hábitos de navegação sem seu conhecimento explícito.

Se você está preocupado com o Microsoft Edge bisbilhotando sua atividade de navegação no Chrome, considere fazer algumas alterações. Desative o recurso “Importar dados de navegação em cada lançamento do navegador” no Edge ou use um navegador diferente, como Firefox, Brave ou Opera.

Aqui estão as etapas para desativar o recurso “Importar dados de navegação em cada lançamento do navegador” no Edge:

  1. Abra o Microsoft Edge.
  2. Clique nos três pontos no canto superior direito da janela do navegador.
  3. Clique em Configurações.
  4. Clique em Perfis.
  5. Em Importar dados do navegador, clique em Editar preferências.
  6. Clique em “Desativar” ao lado de “Importar dados do navegador do Google Chrome” em cada lançamento do navegador.

Por que você deveria se preocupar com o Microsoft Edge bisbilhotando sua atividade de navegação no Chrome? Primeiro, é uma violação de privacidade. A Microsoft está coletando muitas informações pessoais sobre seus hábitos de navegação sem seu consentimento explícito. Segundo, essas informações podem ser usadas para direcionamento de publicidade. A Microsoft pode vender os dados que coleta para anunciantes, ou pode usá-los para direcionar você com sua própria publicidade. Terceiro, essas informações podem ser usadas para rastrear você online. A Microsoft

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.