in

Como reativar o suporte para Snaps no Linux Mint 20

Polêmica se arrasta há algum tempo e suporte foi por padrão foi retirado da distro.

Linux Mint 19.3 é a edição mais popular do Mint
O Linux Mint 20 Ulyana foi lançado em três edições: Cinnamon, MATE e Xfce. Posteriormente, recebeu muitos comentários, bons e ruins.

A polêmica em torno do uso de pacotes snap numa das distros mais populares continua. Por enquanto, o Linux Mint mantém a decisão de retirar os pacotes depois de vários problemas de compatibilidade. Isso apesar do pessoal da Canonical já ter oferecido ajuda para resolver a questão. Porém, se você faz questão de ter o Snap ativado no novo Linux Mint 20 que acaba de lançar sua versão beta, fique atento a esta dica.

Para muitos, uma das coisas mais importantes do Linux Mint 20 é justamente o fato de ele se livrar dos pacotes Snap da Canonical, que não são tão apreciados quanto o Flatpak. No entanto, há arquivos que você só encontrará exclusivamente no snapcraft.io (como  é o caso do Chromium) ou em um repositório não oficial que, além de não ser tão seguro (embora geralmente sejam), instalará dependências que talvez preferiríamos não instalar.

Contudo, neste caso, o melhor é optar por uma distribuição que suporte snaps, especialmente,  qualquer um dos sabores oficiais do Ubuntu. Entretanto, os usuários que desejam continuar desfrutando do Linux Mint e preferem ter acesso aos pacotes Snap há um outro caminho que você pode conferir a seguir. 

Instalando e ativando o snapd no Linux Mint 20

Como reativar o suporte para Snaps no Linux Mint 20

Para ter de volta o acesso aos pacotes snap no Linux Mint 20 precisamos instalar alguns pacotes e fazer algumas alterações. Contudo, isso só deve prosseguir caso você faça questão de possuir mesmo um programa específico vindo deste tipo de empacotamento.  Primeiramente, o que você deve fazer é o seguinte:

  1. Abrimos o aplicativo do terminal.
  2. Escrevemos:
sudo rm /etc/apt/preferences.d/nosnap.pref
  1. Em seguida, instalamos o pacote com o seguinte comando:
sudo apt install snapd

Isso é necessário porque, como relata Leo Chavez, você não pode instalar o pacote «snapd» de maneira convencional porque o Linux Mint 20 o bloqueia; exibe um erro que você não possui candidato à instalação. Como explicado acima, esse problema deve ser resolvido. O Linux Mint 20 inclui um arquivo de configuração chamado nosnap.pref que inclui a seguinte mensagem:

“O Linux Mint não suporta mais a Ubuntu Store que possui o cliente de código aberto” snapd “ao qual ele se conecta.”

Com esse pequeno truque, já devemos instalar o Chromium no Linux Mint 20.

Ubunlog

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.