ArtigoDicas

Como recuperar a senha do root no Linux

0

Como recuperar senha de root no Linux

Existem diversas formas de se conseguir recuperar a senha de root no Linux, mas aqui vai uma forma bastante simples e fácil de seguir. Acompanhe atentamente cada passo em seguida.

O processo de recuperação

Para recuperar a senha do usuário root, precisamos ter acesso ao host, neste caso, foi usado uma máquina virtual para o exemplo.

O processo de reset de senha do root funciona da mesma forma na maioria das distribuições, então basta seguir o passo a passo para dar reset na senha do usuário root da sua distribuição preferida.

Entre na tela de boot e digite “e” para editar a inicialização. Na imagem abaixo podemos fazer isso na opção “*Ubuntu”.

  • Em seguida, com a seta para baixo, navegue até encontrar “linux”, conforme a imagem abaixo. Procure também a opção “ro”, que significa montagem do tipo Read Only (somente leitura).

  • Substitua a opção “ro” por “rw” e no final da linha adicione a opção “init=/bin/bash”, como pode ser visto em destaque na imagem abaixo.

  • Pressione F10 para salvar, em seguida o boot continuará com a opção que você editou. Você verá uma tela já com o usuário root disponível.

  • Dependendo da distribuição que você estiver usando, a tela poderá ser um pouco diferente, mas atenção ao “[email protected](none):/#”, indica que o usuário autenticado é o root.
  • Feito isso, ainda assim você somente terá acesso somente leitura, para poder salvar as alterações no disco, será necessário montar a partição como leitura e escrita “rw”, para isso, digite o comando:
    mount -n -o remount,rw /
  • Com a partição montada como leitura e escrita, basta alterar a senha do usuário que desejar, por exemplo: passwd root ou passwd usuario
  • Com as alterações efetuadas, reinicie a máquina.
          exec /sbin/init

Pronto, agora basta logar no seu Linux com as novas credenciais e configurações. 🙂

 

Fábio Trentino
Estudante de Gestão em Tecnologia da Informação na Universidade Centro Universitário Central Paulista - UNICEP - São Carlos - SP

Red Hat une esforços com o Google para entregar ao mercado cargas de trabalho híbridas serverless

Previous article

RHEL 8.0 Beta não incluirá servidor de banco de dados NoSQL MongoDB

Next article

You may also like

More in Artigo