SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Como renomear arquivos e pastas frutos de conflito de codificação através do Detox!

Como renomear arquivos e pastas frutos de conflito de codificação através do Detox!

A primeira vez que instalei o linux, não usei a codificação padrão UTF8. Na ocasião, estava pesquisando um pouco sobre o assunto e no ímpeto usei a codificação ISO 8859-1 como padrão dos arquivos do Debian. Até aí tudo bem, ou mais ou menos….Como já tinha outros arquivos e pastas gerados na codificação UTF8 Percebi que muitos nomes de arquivos e pastas estavam estranhos ou quando eu eu tentava acessar uma pasta usando como padrão do sistema a codificação X para arquivos e pastas, as pastas geradas na codificação Y, não abriam, especialmente as que tinha os caracteres “ç ^´~ `”.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A insistência
Depois de quebrar muita cabeça não consegui encontrar uma solução que renomeasse todos os arquivos e pastas de maneira satisfatória, convertendo uma codificação na outra. Pelo que pesquisei a solução mais usada para isso é o “convmv”.
A solução que funcionou com facilidade 
A partir disso, decidi nomear manualmente as pastas e arquivos de modo a retirar os acentos e cedilhas, para quando eu voltar a codificação UTF8 as pastas ficarem acessíveis. Sorte minha que encontrei uma solução que renomeou todos os arquivos e pastas do computador, o único problema detectado até agora é que alguns nomes ficaram truncados, faltando caracteres haja vista que tais caracteres “problemáticos” foram retirados.
Por fim usei o seguinte comando no terminal:
detox -r -s utf_8 /path/to/old/win/files/dir
OBS: Não sou responsável por eventuais falhas de arquivos, ao usar esse comando você assume a responsabilidade dos eventuais problemas que o seu uso pode acarretar.

Auto: Roniel Sampaio 


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Comentários