in

Como reparar, restaurar ou reinstalar o Grub com o Ubuntu Live

As vezes o Grub é danificado, mas é muito fácil reparar!

Quem nunca teve problemas com o Grub ao instalar o Windows ou outro sistema operacional? Pois é, muitas vezes o Grub perde as configurações e acaba não exibindo mais os sistemas instalados ou então, o Windows não deixa mais o seu GNU/Linux, como o Ubuntu iniciar.

Isso acontece porque as configurações acabam sendo reescritas pelo sistema sem perguntar nada à você. Mas, reparar o Grub é simples demais, e nessa dica vamos fazer 3 em 1, vamos mostrar como reparar, restaurar ou reinstalar o Grub com o Ubuntu Live. Mais fácil que isso, só assinando o NET Telefone. Lá você pode falar com um especialista NET para saber quais as promoções disponíveis.

Saiba como reparar, restaurar ou reinstalar o Grub com o Ubuntu Live

Primeiro é importante lembrar que você não deve pular nenhuma etapa, pois o problema pode não ser resolvido. Vamos usar o sudo em todos os comandos. Para qualquer uma das ações acima, reparar, restaurar ou reinstalar, você precisa montar a partição primeiro.

É preciso que você saiba exatamente qual a partição em que esta a instalação do Ubuntu esta instalada, os mesmos comandos podem ser usado em outras distribuições, mas lembre-se que vai precisar do modo livre a distribuição a ser recuperada.

Dica: Na ISO live do Ubuntu há um aplicativo chamado em GParted, você pode usar para localizar a partição onde o Ubuntu está instalado.

Agora que você já sabe a partição onde o seu Ubuntu está instalado, vamos então executar o comando. Digamos que a minha partição seja o sda1 então veja o exemplo abaixo, e troque a identificação da partição pela sua, ela esta destacada em vermelho e assim vamos montá-la:

sudo mount /dev/sda1 /mnt

Agora, vamos vincular os diretórios que por padrão o Grub costuma usar para detectar outros sistemas operacionais:

sudo mount --bind /dev /mnt/dev && sudo mount --bind /dev/pts /mnt/dev/pts && sudo mount --bind /proc /mnt/proc && sudo mount --bind /sys /mnt/sys

Agora, vamos usar o chroot:

sudo chroot /mnt
Agora vamos instalar, verificar e se for o caso reparar o grub!

Desta vez, você só precisa adicionar a letra da unidade (geralmente a) para substituir sda, por exemplo:

grub-install /dev/sda
grub-install --recheck /dev/sda
update-grub
Agora o grub já foi restaurado, tudo o que você precisa fazer é sair do sistema chroot e desmontar tudo!
Copie e cole todos comandos de uma vez no terminal:
exit && sudo umount /mnt/sys && sudo umount /mnt/proc && sudo umount /mnt/dev/pts && sudo umount /mnt/dev && sudo umount /mnt
Reinicie o computador e você receberá a tela Grub padrão. Parabéns, você reparou, restaurou e reinstalou o grub com um CD do Ubuntu Live!

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

como-copiar-e-colar-um-comando-no-terminal-linux-usando-teclas-de-atalho-no-teclado

Como copiar e colar um comando no terminal Linux usando teclas de atalho?

DeepWeb – O Lado Obscuro da Internet