in

Como Responder Rápida e Efetivamente às Mudanças no Mercado?

O processo de digitalização avança e com ele outras mudanças no mercado. Confira como otimizar o tempo de respostas!

Como Responder Rápida e Efetivamente às Mudanças no Mercado?

Desde as quedas bruscas por conta da instauração do estado de pandemia, players novatos e experientes do mercado financeiro procuram se manter atentos a mudanças. Inclusive, boa parte do tempo dedicado a estudar ativos e sua movimentação é agora voltado a se preparar para ter uma resposta eficiente.

- Anúncios -

Embora alguns tipos de investimentos não exijam grandes movimentações por conta de volatilidade, outros podem resultar em grandes frustrações com eventos inesperados. Por isso, é essencial mover-se rápido o suficiente. Além disso, mudanças na volatilidade em sentido positivo podem também exigir uma resposta à altura.

Assim, existem algumas dicas que incluem, por exemplo, o uso de um software – como uma plataforma demo de Forex, que pode ajudar os que ainda se sentem despreparados para as negociações reais. Embora nunca seja possível prever com precisão os próximos eventos, especialmente os chamados cisnes negros, estar preparado para responder a eles é o que caracteriza um bom trader.

Dicas para se Adaptar Rapidamente ao Mercado Financeiro

O primeiro passo antes de seguir qualquer dica ou estratégia de mercado é entender onde se está investindo. Ou seja, ter familiaridade com os fundamentos dos ativos em que se está investindo e com o funcionamento da sua negociação. São as mais importantes:

  • Atenção às notícias
  • Uso de software específico
  • Proteção e diversificação
  • Sinais profissionais

Esteja Atento ao Menor Sinal de Ruído

Depender somente de grandes veículos de notícia não é suficiente para quem quer responder rapidamente à volatilidade do mercado financeiro. O formato de notícia rápida, como no Twitter ou em grupos do WhatsApp, pode ser melhor que buscar e ler notícias inteiras.

Com a facilidade de configurar notificações nos computadores e celulares, pode-se responder a eventos inesperados de forma muito mais rápida. Já no caso de movimentações menos abruptas, manter a atenção em notícias corriqueiras também é de grande auxílio.

Uso de um Bom Software

Plataformas populares de negociação são acessível e costumam contar com recursos muito úteis a traders de todos os níveis. Com o uso de um programa, como o MT4, pode-se acessar as negociações a partir de qualquer dispositivo, mas o conteúdo vai além da corretagem. A praticidade com que se gerenciam pedidos e posições permite aproveitar segundos preciosos em meio às negociações.

É claro que o conceito de plataforma ideal varia conforme o perfil do investidor ou trader. Por isso, ler exaustivamente os recursos e possibilidades de cada opção permite uma decisão mais acertada.

Proteção e Diversificação

Mais do que aproveitar oportunidades e evitar falhas, ter uma boa proteção deve fazer parte do planejamento de todo trader. Afinal, qualquer perda de controle pode se beneficiar de tal proteção, que também oferece maior segurança na hora de tomar decisões.

As proteções podem ser na forma de reservas, opções de segurança, via diversificação ou um conjunto de todos esses. Novamente, o estudo dos fundamentos dos investimentos, algo muito além do que pode ser incluído aqui, se faz necessário.

Sinais de Profissionais

Neste caso, os sinais não possuem o significado figurado como nas notícias. Profissionais oferecem tanto gratuitamente quanto na forma de assinatura os chamados “sinais”. São simplesmente indicações para subidas ou descidas que, apesar de também não oferecerem garantias, são uma prescrição por quem supostamente entende mais do mercado.

Como são emitidos por outros investidores, é importante ter cautela, especialmente em relação a valores. Afinal, mudanças repentinas aumentam as chances de que uma decisão errada seja tomada, mesmo por traders mais experientes.

Como Aplicar as Dicas da Melhor Forma?

Quando for possível, o uso de um bom software para organização das posições pode fazer uma boa diferença na vida do trader. Somado a isso, acompanhar as principais notícias do mercado e preparar um bom sistema de notificações é uma base essencial para investidores.

Antes de qualquer movimentação, ter proteções pode oferecer maior segurança na hora de tomar qualquer tipo de atitude. Junto às duas outras dicas, é o tripé essencial para quem pretende responder ao mercado de forma eficaz, sempre que necessário.

Por fim, seguir dicas e sinais de profissionais pode oferecer aos iniciantes a melhor opção no acompanhamento das movimentações diárias. No entanto, cada decisão deve ser crítica no tempo possível, sempre buscando entender o motivo por trás de cada sinal. Somente seguir sem aprimorar o próprio conhecimento é tão arriscado quanto investir sem qualquer instrução.

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

lg-nega-rumores-de-que-teria-cancelado-seu-telefone-rolavel

LG nega rumores de que teria cancelado seu telefone rolável

Check Point lança solução de segurança para trabalho e acesso remotos

Check Point lança solução de segurança para trabalho e acesso remotos