in

Como saber se botões ou links são falsos

Os benefícios e malefícios de usar uma distro live

Quando navegamos na web, podemos acessar muitos sites em que é possível baixar arquivos, programas, imagens… No entanto, como podemos imaginar, nem todos os links ou botões para download são legítimos, mas vamos mostrar uma série de diretrizes para saber se botões ou links são falsos, fique tranquilo.

Em muitas ocasiões, encontramos links que nos redirecionam para sites fraudulentos e são criados exclusivamente para roubar nossas credenciais ou nos fazer baixar softwares maliciosos.

Como saber se um botão de download ou link é legítimo

Como saber se botões ou links são falsos

Isso pode acontecer em dispositivos móveis e desktops. Também depende da página em que estamos navegando, mas mesmo que esse site seja legítimo, é possível que de alguma forma ele tenha sofrido um ataque, seja um anúncio fraudulento ou mesmo engano, contendo links de download prejudiciais.

É por isso que é conveniente saber como identificar botões ou baixar links que possam ser uma fraude. Desta forma, podemos proteger nossos dispositivos e evitar riscos desnecessários à nossa segurança.

Algo muito comum é encontrar um anúncio que finge ser um repositório de software. Ele aparece lá e parece que um botão supostamente vai para a página para baixar um programa que estamos procurando, por exemplo. Mas, na realidade, nos leva a um site muito diferente, pode abrir várias janelas ou até mesmo, no pior dos casos, pegar um site carregado de malware.

1. Veja bem a URL antes de clicar

Uma das primeiras dicas para identificar se um botão ou link de download é legítimo é observar bem a URL. Mas tenha cuidado, não clique e espere para ver em que direção estamos indo. A ideia é mover o cursor do mouse, mas sem pressionar. Veremos que o URL que leva a esse link aparecerá automaticamente na parte inferior do navegador.

Também podemos clicar com o botão direito no banner ou link e copiar o link. Em seguida, colamos em um arquivo de texto ou até mesmo na barra de endereços, mas sem pressionar para entrar.

Nós vemos algo estranho nesse link? A ideia é identificar se o domínio do site é real, corresponde ao que procuramos e inspira confiança. Se vermos que o link é muito estranho, longo e não nos mostra nada que realmente esperamos, é um falso botão ou link.

2. Coloque e forma em que esse botão ou link aparece

Também podemos ver onde esse botão ou link de download aparece e de que maneira. Por exemplo, se virmos um banner marcante, grande, com cores brilhantes e até mesmo variáveis, enquanto o resto da página é mais estático e diferente, pode ser simplesmente uma isca de clique.

O mesmo aconteceria se percebêssemos que esses links de download não estão posicionados onde deveriam. Por exemplo, fora de contexto em um site.

3. Mensagens insistentes

Por favor, atualize o mais rapidamente possível“, “seu computador está em perigo e você tem que instalar este complemento“… Mensagens que buscam o medo de uma possível vítima inexperiente. Dessa forma, eles podem clicar para tentar resolver o problema.

Esse é outro sinal de que estamos enfrentando um botão de download ou um link falso. Não vamos conseguir nada abrindo-o, além de possíveis problemas de segurança.

4. A página onde estamos

Embora, como dissemos, um site legítimo possa ser afetado de alguma forma por esses problemas, a visibilidade da página em que estamos é muito importante.

Dessa forma, as chances de sermos enganados e prejudicados, clicando em um botão ou link falso seja muito menor.

Portanto, além dessas dicas, podemos verificar neste site, se os links são falsos ou legítimos.

Via: RedesZone

Written by Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin 7; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

Android não terá mais nome de sobremesas!

Conheça as novas funções do Acronis True Image 2020

Conheça as novas funções do Acronis True Image 2020