velocidade da internet usando o Terminal no Linux

Testar a velocidade da Internet pode ser simples e mais assertiva se fizermos usando o Terminal, isso porque vamos evitar o uso de cache na rede e assim vamos ter um resultado mais preciso sobre a velocidade de nossa conexão. Para aqueles que não sabem, e até de forma particular, eu já tentei testar a velocidade da conexão com a internet e sempre tive resultados maravilhosos, mas na prática a internet estava lenta e eu não conseguia entender o motivo pela qual a internet estava muito lenta. Mas, agora vamos testar a velocidade da internet usando o Terminal no Linux. Lembramos que funciona em qualquer distribuição, eu testei no Debian, Ubuntu, Linux Mint, Fedora, creio que deva funcionar nas derivações.

Com o passar do tempo, e sem querer descobri que o meu provedor local de Internet fazia cache de alguns sites que faziam testes de velocidade da internet, e isso justificou um resultado tão bom e uma internet tão ruim. Mas isso acabou, agora você pode testar de forma muito simples, a ferramenta que vamos utilizar é o Speedtest CLI, que já é conhecida por muitos, veja com é simples instalar e testar a conexão com a internet.

Testando a velocidade da internet usando o Terminal no Linux

Primeiro vamos abrir o Terminal, você pode fazer isso manualmente ou se preferir, use o atalho Ctrl + Alt + T e cole os comandos abaixo:

wget -O speedtest-cli https://raw.githubusercontent.com/sivel/speedtest-cli/master/speedtest.py -O speedtest-cli
chmod +x speedtest-cli
sudo mv speedtest-cli /usr/local/bin/

Pronto, agora para fazer o teste de conexão padrão, execute o comando abaixo, lembre-se que o teste completo leva algum tempo, nada muito demorado, mas não é instantâneo:

 speedtest-cli

Caso você queira mais comando ou testar itens específicos de sua conexão, execute o comando abaixo para ter acesso a todos os argumentos do Speedtest CLI:

speedtest-cli --help

Bom, eu fiz o teste de minha conexão, confira o resultado abaixo, claro, há um discrepância nos valores porque tenho outras pessoas usando a minha rede.

como-testar-a-velocidade-da-internet-usando-o-terminal-no-linux

Perceba que se o seu provedor for licenciado pela ANATEL, você deve ver o nome dele ao testar a conexão, no meu caso o Oi Velox, como também você verá o servidor usado para testes e também a quantos KM você está do servidor e a latência. Logo em seguida será exibido a velocidade de download e depois o upload.

KDE Plasma 5.14 é lançado com melhorias

Previous article

Cinco leitores de feeds para Linux

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Dicas