O Ubuntu MATE 17.10 foi lançado e com ele a possibilidade de ter algo parecido com o Unity. Bom, um detalhe importante sobre o Ubuntu MATE é que nesta nova versão, ele não seguiu o exemplo do Ubuntu com GNOME, sendo assim, o MIR continua nele firme e forte, como também permanece o suporte a arquitetura de 32 bits, nada mudou. Essa dica pode ser útil para aqueles que não gostam do GNOME, e por alguma razão não querem usar o ambiente com as personalizações da Canonical.

Como transformar o MATE no Unity usando o Ubuntu 17.10

Essa mudança no Ubuntu MATE 17.10 é dada devido a um painel chamado Mutiny que pode ser encontrado usando a ferramenta MATE Tweak, essa ferramenta já está instalada no sistema e tudo o que você precisa fazer é localizá-la no menu Sistema, em seguida você verá a janela abaixo.

Como transformar o MATE no Unity usando o Ubuntu 17.10

Em seguida, você verá um menu lateral no MATE Tweak, vá no item Painel e selecione o Mutiny, confirme as alterações, agora é só usar a imaginação e localizar papéis de parede, ícones e todo o resto que você desejar, ao menos o painel principal você já tem, e você terá a mesma usabilidade do Unity.

Como transformar o MATE no Unity usando o Ubuntu 17.10

Se você não gostar, pode ir novamente no MATE Tweak e no mesmo item Painel selecione tradicional, e tudo vai voltar ao que era antes. Essas alterações não se aplicam para todos os usuários do sistema, somente o atual, como também não acarreta danos ao sistema, e não é nada que ponha a segurança ou instabilidade em risco.

Atalhos úteis do Unity que talvez você não conheça

Previous article

Google Play Protect falha nos primeiros testes

Next article

You may also like

More in Dicas