in

ifconfig: command not found – Como resolver o erro no Ubuntu, Debian, Linux Mint e seus derivados

O erro é simples e resolver e só precisa de poucos comandos!

ifconfig-command-not-found-como-corrigir-debian-ubuntu-linux-mint

Caso você esteja tentando executar o comando ifconfig no Debian ou em seus derivados, e esteja recebendo o erro “ifconfig: command not found, isso significa que o pacote net-tools não está instalado. Esse pacote também contém ferramentas importantes, como arq, netstat, rarp, nameif e route. Este erro ainda ocorre na atualidade, e você pode corrigir facilmente executando somente o comando abaixo, viu como é fácil?

Assim, nada de pensar em reinstalar tudo novamente, o erro “ifconfig: command not found”é muito comum e muito simples de resolver. Inclusive, vale lembrar que ainda hoje o pacote não vem por padrão no Ubuntu, então não se assuste, e execute os comandos abaixo para que tudo seja corrigido.

Resolvendo o erro “ifconfig: command not found”

Para instalar o net-tools é só usar esse comando:

sudo apt-get install net-tools
Pronto, agora basta utilizar o comando ifconfig normalmente. Bom, se por algum motivo você ainda visualizar o erro “ifconfig: command not found”, entre em nosso grupo no Telegram, busque por @sitesempreupdate e com certeza você vai obter ajuda para resolver a questão.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.