A Compal, uma empresa taiwanesa que fabrica laptops para as maiores marcas de computador do mundo, sofreu um ataque de ransomware. Acredita-se que o responsável seja a gangue DoppelPaymer.
De acordo com a mídia taiwanesa, o incidente foi descoberto na manhã de domingo e acredita-se que afetou cerca de 30% dos computadores da empresa.
Compal sofre um ataque de ransomware
Os funcionários que chegavam ao trabalho foram recebidos por um memorando da equipe de TI, pedindo aos funcionários que verificassem o status de suas estações de trabalho e fizessem backup de arquivos importantes em sistemas que não foram afetados. Desde domingo, a equipe de TI está reinstalando as estações de trabalho criptografadas.
Apesar dos relatos na mídia, o diretor adjunto da Compal Qingxiong Lu admitiu em um comunicado que a empresa sofreu uma violação de segurança, mas negou que foi causado por ransomware. Qingxiong disse:
[A Compal] não está sendo chantageada por hackers, como diz o mundo exterior.
Além disso, Qingxiong disse que o incidente afetou apenas a rede interna de escritórios da empresa e que as linhas de produção não foram afetadas.
A Compal é hoje a segunda maior fabricante terceirizada de laptops do mundo, depois da Quanta Computer, outra empresa taiwanesa. No passado, a Compal produziu laptops para empresas como Apple, Acer, Lenovo, Dell, Toshiba, HP e Fujitsu. Além de laptops, a empresa também fabrica monitores, tablets, smartwatches, smart TVs e outros periféricos de computador.
ZDNET
Hackers de ransomware que roubam seus dados nem sempre os excluem
Grupo de hackers do estado iraniano é vinculado a implantações de ransomware