SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Conheça dois players de música de linha de comando para os sistemas GNU/Linux

Neste artigo, vamos conhecer dois players de música de linha de comando para os sistemas GNU/Linux. Apesar de hoje em dia você conseguir usar tranquilamente qualquer distribuição GNU/Linux sem abrir o Terminal, eu particularmente gosto muito de utilizá-lo. Então por que não usar o Terminal pra escutar uma boa música?

 

cmus

cmus é um leitor de música rápido e flexível. Ele organiza as músicas pelo artista ou título do álbum e permite carregar arquivos de playlist. Você também pode usar a função de busca incorporada do cmus para procurar músicas no diretório /home. O cmus tem vários layouts diferentes que você pode alterar para deixar ao seu gosto.
Se você é um fã do editor Vi, então estará em casa com o cmus. Ele usa atalhos de teclado inspirados no Vi, por exemplo para carregar uma pasta utilize o comando:
$ add ~/home/[usuário]/Música.
cmus em execução

 

MOC
MOC (abreviação de Music On Console) é um leitor de música de painel duplo que é semelhante ao cmus. O painel esquerdo lista as faixas em uma pasta, enquanto o painel direito contém a playlist de um arquivo (se houver um na pasta).
Os atalhos do MOC são bastante intuitivos. Você pode pressionar n para reproduzir a faixa seguinte de sua lista ou p para voltar uma música e se você pressionar S estará informando ao MOC para tocar as músicas de forma aleatória.

MOC em execução
Os dois players estão nos repositórios padrões da maioria das distribuições GNU/Linux, então para fazer a sua instalação é só usar o gerenciador de pacotes da sua distribuição.

Comentários