in

Conheça o Snapdragon 690 da Qualcomm que leva 5G a telefones acessíveis

É a primeira vez que vemos bons recursos em um chipset destinado a smartphones com orçamento limitado.

Qualcomm Snapdragon 732G promete mais potência para telefones de médio porte
O mais novo chipset oferece melhor desempenho de IA no dispositivo, bem como as melhorias esperadas nas velocidades de CPU e GPU.

A Qualcomm lançou um novo chipset chamado Snapdragon 690, cujo objetivo é levar o 5G a telefones acessíveis, além de melhorar o desempenho em relação ao seu antecessor. É o primeiro chipset da série Snapdragon 6 a obter o recurso de conectividade de última geração.

Cristiano Amon, presidente da Qualcomm, disse:

Impulsionar a expansão do 5G na série Snapdragon 6 tem o potencial de tornar o 5G acessível a mais de 2 bilhões de usuários de smartphones em todo o mundo.

Assim, é a primeira vez que vemos bons recursos em um chipset destinado a smartphones com orçamento limitado. Podemos esperar que o Snapdragon 690 seja apresentado em smartphones com preços abaixo de US$ 500.

Snapdragon 690 da Qualcomm leva o 5G a telefones acessíveis

O Snapdragon 690 é um processador octa-core construído na arquitetura de 8 nm com núcleos de CPU Kryo 560 ARM Cortex-A77 de 2 x 2 GHz e núcleos de CPU Kryo 560 ARM Cortex-A55 de 6 x 1,7 GHz. O chipset possui GPU Adreno 619L.

O Qualcomm Snapdragon 690 vem com um modem Snapdragon X51 para oferecer suporte ao 5G. No entanto, ele suporta apenas a rede sub-6 5G, considerada mais lenta que sua rede mmWave equivalente.

Conheça o Snapdragon 690 da Qualcomm que leva 5G a telefones acessíveis
A Qualcomm disse que fabricantes de smartphones como Nokia HMD, TCL, LG e Motorola planejam lançar smartphones com o Snapdragon 690 ainda este ano. Imagem: ZDNET.

Ainda mais, o chipset traz uma melhoria de desempenho de CPU 20% melhor e renderização gráfica 60% mais rápida em comparação com o Snapdragon 675.

Outros recursos do recém-anunciado Snapdragon 690 incluem suporte para:

  • telas de 120 Hz;
  • câmeras de até 192 MP;
  • gravação de vídeo HDR 4K;
  • tecnologia QuickCharge 4+;
  • WiFi 6 e muito mais.

Além disso, a Qualcomm disse que fabricantes de smartphones como Nokia HMD, TCL, LG e Motorola planejam lançar smartphones com o Snapdragon 690 ainda este ano.

Em suma, embora o segmento principal já tenha adotado o 5G, o Snapdragon 690 ajudará os fabricantes a adotarem o 5G em smartphones acessíveis.

Fonte: Fossbytes