in

Conheça os recursos do Ubuntu 20.04 LTS

Veja algumas informações básicas do novo Ubuntu antes da estreia.

Conheça os recursos do Ubuntu 20.04 LTS

Primeiro, o básico, que todos já conhecem. Embora não seja novidade, o nome do Ubuntu 20.04 LTS é Focal Fossa. Apesar de soar estranho em português, trata-se de um animal e até  já recebeu um apelido: Felicity, junto com um conjunto de papel de parede. Este é um apelido apropriado em muitos aspectos. A palavra ‘Focal’ significa ‘ponto central’ ou ‘parte mais importante’, enquanto Fossa é um predador parecido com um gato nativo da ilha de Madagascar. Conheça outros recursos do Ubuntu 20.04 LTS.

Outro aspecto importante é o termo LTS (Long Term Support), ou seja, terá suporte prolongado, por mais tempo. A versão LTS atual é o Ubuntu 18.04 LTS lançado em 2018 (e suportado até 2023).

Cada versão do LTS é suportada por 5 anos tanto para desktops pessoais quando para o servidor.

E esta versão 20.04 terá um plus, já que será suportada por 10 anos como uma ‘versão de manutenção estendida’ (ESM). O status do ESM não é gratuito e é adaptado aos clientes empresariais, do Ubuntu Advantage.

Data de Lançamento do Ubuntu 20.04

data de lançamento do Ubuntu 20.04 é 23 de abril de 2020.

Esta é a data listada no Launchpad (onde o desenvolvimento do Ubuntu ocorre) e amplamente divulgada pelo cronograma de lançamento na página wiki do Ubuntu.

Outros marcos importantes ao longo do ciclo de desenvolvimento da Fossa Fossa incluem:

  • Semana do teste : 9 de janeiro de 2020
  • UI Freeze : 19 de março de 2020
  • Ubuntu 20.04 Beta:  2 de abril de 2020
  • Congelamento do kernel : 9 de abril de 2020
  • Candidato de lançamento: 16 de abril de 2020

Um marco importante (ainda não escrito) será o primeiro lançamento do Ubuntu 20.04 point. Por que um lançamento pontual? Porque é quando os usuários do Ubuntu 18.04 LTS são notificados do novo LTS e oferecem a chance de atualizá-lo.

Recursos planejados do Ubuntu 20.04

A tradição dita que os lançamentos do Ubuntu LTS são relativamente conservadores quando se trata de mudanças e novos recursos, mas 20.04 parece que vai reverter essa tendência.

Embora não haja mudanças drásticas – esta versão inclui apenas recursos que os desenvolvedores do Ubuntu podem se comprometer a oferecer suporte por cinco anos – há algumas melhorias notáveis.

Conheça os recursos do Ubuntu 20.04 LTS

Por exemplo, há um novo tema, ou melhor, uma nova versão do atual tema Yaru. Ele usa ‘roxo’ como a cor de destaque principal na maioria dos lugares, em vez de laranja e verde. A cor dos ícones das pastas também foi radicalmente alterada, como mostra a captura de tela acima.

Seguindo as mudanças visuais, há um novo papel de parede padrão. Isso apresenta uma impressionante imagem da mascote da ‘fossa’:

Conheça os recursos do Ubuntu 20.04 LTS

O Ubuntu removeu o Amazon web launcher de todas as imagens de instalação do Ubuntu, incluindo as do Focal Fossa. Esta é uma pequena mudança que muitos usuários apreciarão (e libera mais espaço no Ubuntu Dock).

Falando em aplicativos, a loja Ubuntu Software agora é uma versão baseada em Snap. Ainda é o mesmo aplicativo (baseado no GNOME Software), mas empacotado usando o formato Snap.

Cansado  do carregamento lento da calculadora? Os devs ouviram você. As versões de snap dos aplicativos Calculadora, Caracteres e Logs do GNOME são substituídas pelas versões apt.

Uma série de novos recursos do GNOME 3.36 também está programada, incluindo uma tela mais rápida de aplicativos, notificações de aplicativos mais legíveis e uma nova tela de bloqueio impressionante.

Estas e outras alterações planejadas no Ubuntu 20.04 LTS:

  • GNOME 3.36incluindo nova tela de bloqueio;
  • Linux Kernel 5.4;
  • Suporte aprimorado à instalação do ZFS;
  • Novo papel de parede;
  • Imagem .iso menor;
  • Extensão Lightning adicionada ao Thunderbird;
  • Suporte para vários monitores no GDM;
  • Melhorias relacionadas a jogos;
  • Melhor desempenho do GNOME Shell.

É provável que esta lista cresça até a estreia.

Faça o download do Ubuntu 20.04

Antes da versão estável em abril de 2020, você pode fazer o download das versões diárias do Ubuntu 20.04 diretamente do servidor de imagem de CD do Ubuntu no link abaixo:

Download do Ubuntu 20.04 (compilação diária)

Escolha as construções live diárias ‘atuais’ (ou seja, evite as pendentes). Lembre-se de que essas imagens são criadas por um sistema diariamente. Embora tenham passado por uma série de verificações qualitativas, não devem ser consideradas estáveis.

OMG Ubuntu