Notícias

18/10/2021 às 14:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Dash to Dock finalmente adiciona suporte GNOME 40

Dash to Dock finalmente adiciona suporte GNOME 40

Depois de uma longa espera, finalmente o recurso Dash to Dock agora suporta GNOME 40 de forma oficial. O trabalho para obter a popular extensão de dock para desktop com o desktop GNOME 40 começou em abril. O progresso foi relativamente rápido e funcional. No entanto, para experimentá-lo, os usuários precisavam instalar manualmente uma versão de desenvolvimento do Github. Então, isso não é mais necessário. Portanto o Dash to Dock finalmente adiciona suporte GNOME 40.


Agora você pode instalar o Dash to Dock no GNOME 40 a partir do site de extensões do GNOME usando um navegador compatível. A versão 70 do complemento ganha suporte oficial para GNOME 40 e sua área de trabalho horizontal e lançador de aplicativos. O dock pode ser colocado em diferentes lados da tela e permanecer acessível ao sair da visão geral (desbloquear o dock nativo do GNOME Shell).

Dash to Dock finalmente adiciona suporte GNOME 40
Dash to Dock no Ubuntu 21.10

Como resultado das mudanças necessárias para suportar o GNOME 40, esta versão do Dash to Dock não oferece suporte para a versão anterior do GNOME Shell. Fora isso, não há impacto real; a versão v69 funciona bem e, como não há nenhum novo recurso, também não está faltando nada essencial.

Dash to Dock finalmente adiciona suporte GNOME 40

Embora o Ubuntu Dock seja baseado no Dash to Dock (e muitas das configurações adicionais da extensão ainda podem ser acessadas no Ubuntu usando dconf), alguns preferem instalar ‘o negócio real’ em vez de usar o fork do Ubuntu. Não que isso seja feito sem algumas ressalvas.

Primeiro, você precisa reiniciar o GNOME Shell após instalar a extensão (pressione altf2, digite r e pressione Enter/Return). Se você não fizer isso, poderá descobrir que o inicializador do aplicativo fica invisível.

Em segundo lugar, verá que alterar as configurações do Dash para Dock afetou o Ubuntu Dock também. As mudanças permaneceram mesmo depois de desinstalar o Dash para o Dock e fazer logout e login novamente para redefinir o GNOME Shell.

Dash to Dock finalmente adiciona suporte GNOME 40
Dash to Dock no Ubuntu 21.10

O Dash to Dock é um software de código aberto gratuito. O código-fonte está disponível no GitHub (junto com os downloads de pacotes), mas a melhor maneira de instalar a extensão é no site de Extensões do GNOME:

Obtenha o Dash to Dock nas extensões do GNOME

Por outro lado, você não pode instalar extensões GNOME usando o aplicativo Firefox Snap incluído por padrão no Ubuntu 21.10. Assim, até que o bug do host de mensagens seja corrigido, isso não vai funcionar.

Soluções alternativas? 

Instale a versão repo /deb do Firefox; pegue o tar do Firefox no site da Mozilla; ou rode um navegador baseado em Chromium (por exemplo, Google Chrome) para instalar e gerenciar extensões especificamente.

Você também pode instalar uma extensão GNOME manualmente. Primeiro, baixe a extensão .zip no site de extensões do GNOME (nas páginas de listagem, selecione sua versão do GNOME Shell e, em seguida, a versão da extensão).

Então, para instalar o uso de extensão a extensão CLI GNOME: . Lembre-se de reiniciar o GNOME Shell depois. Você pode obter atualizações futuras por meio do aplicativo GNOME Extensions.

Via OMG Ubuntu

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.