Debian 12.0 “Bookworm” planejado para lançamento em 10 de junho

Com a data se aproximando, as novidades do sistema começam a ficar mais conhecidas.

A equipe de lançamento do Debian anunciou de forma oficial uma data de envio provisória para o Debian 12.0 “Bookworm”. A expectativa é de que o Debian 12.0 “Bookworm” planejado para lançamento em 10 de junho.

O Debian 12.0 está trabalhando em seu caminho para o lançamento e, se tudo correr bem, será lançado em pouco mais de um mês. A equipe de lançamento do Debian pretende publicar oficialmente o Debian 12.0 em 10 de junho.

A organização já começou para as festas de lançamento do Debian ao redor do mundo. Para fazer a data de lançamento do Debian 12.0 funcionar, a data de congelamento total foi agendada para 24 de maio. Enquanto isso, 28 de maio será o último dia para enviar solicitações de desbloqueio para fazer o lançamento do Bookworm.

Debian 12.0 “Bookworm” planejado para lançamento em 10 de junho

A data de lançamento não deve ser uma grande surpresa considerando que era esperada para meados de 2023. O anúncio da data de lançamento do Debian 12.0 foi feito há alguns minutos no debian-devel-announce, embora até o momento ainda não tenha aparecido em seus arquivos de e-mail.

Novo instalador

Como parte da preparação para o lançamento do Debian 12.0 “Bookworm” em junho, este fim de semana é o segundo candidato a lançamento do Debian Installer para este próximo grande lançamento do Debian Linux.

O instalador Debian Bookworm RC2 restaura o suporte de encadeamento no instalador com argo2, o Zstd agora está instalado corretamente junto com as ferramentas initramfs, o cryptsetup melhorou o suporte para sistemas com pouca memória, corrigindo o carregamento de fontes GRUB e corrigindo o suporte ARM64 Secure Boot do Debian.

Lançado o instalador Debian Bookworm RC2

O Debian Installer atualizado também adicionou suporte ao flash-kernel para a placa StarFive VisionFive RISC-V, Lenovo Miix 730 e Lenovo Yoga C630, placas Allwinner D1 SoC, Lenovo ThinkPad X13s e Raspberry Pi 3 Model B Plus Rev 1.3.

Downloads e mais detalhes sobre este segundo candidato a lançamento para o instalador do Debian 12.0 podem ser encontrados na lista debian-boost.

Enquanto isso, Debian 11 é atualizado

O Projeto Debian anunciou o lançamento e a disponibilidade do Debian 11.7. Esta é a sétima atualização ISO para a mais recente série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”. Assim, o novo Debian 11.7 “Bullseye” acaba de ser lançado com 102 atualizações de segurança e 92 correções de bugs.

O Debian 11.7 está aqui quase quatro meses e meio depois do Debian 11.6 para fornecer àqueles que desejam implantar a série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” em novos computadores com mídia de instalação atualizada para que você não precise baixe centenas de atualizações dos repositórios após a instalação.

Isso significa que o Debian 11.7 inclui todas as atualizações de segurança e software que foram lançadas de 17 de dezembro de 2022, quando o Debian GNU/Linux 11.6 foi lançado, até hoje. Em números, o Debian 11.7 inclui um total de 102 atualizações de segurança e diversas correções de bugs para 92 pacotes.

Para obter mais detalhes sobre essas atualizações de segurança e correções de bugs, confira a página de anúncio de lançamento. De acordo com o Projeto Debian, este lançamento pontual do Debian Bullseye não constitui uma nova versão do Debian GNU/Linux 11, mas apenas atualiza alguns dos pacotes incluídos.

Debian 11.7 “Bullseye” lançado com 102 atualizações de segurança e 92 correções de bugs

As imagens de instalação do Debian 11.7 estão disponíveis para download no site oficial ou aqui (link direto) para 64 bits (amd64), 32 bits (i386), PowerPC 64 bits Little Endian (ppc64el), IBM System z (s390x ), arquiteturas de hardware MIPS Little Endian de 64 bits (mips64el), MIPS Little Endian de 32 bits (mipsel), MIPS, Armel, ARMhf e AArch64 (arm64).

As imagens ao vivo do Debian 11.7 pré-instaladas com os ambientes de desktop KDE Plasma, GNOME, Xfce, LXQt, LXDE, Cinnamon e MATE também estão disponíveis para download no link acima ou aqui (link direto), mas apenas para 64 bits e sistemas de 32 bits.

Os usuários existentes do Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” não precisam baixar essas novas imagens ISO para manter suas instalações atualizadas. Então, precisam apenas executar os comandos a seguir em um emulador de terminal regularmente:

Terminal
 sudo apt update && sudo apt full-upgrade
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile