in

Debian 13 se chamará Trixie e Debian 11 define calendário de congelamento

No entanto, a versão 13 só deve sair em 2025.

Os desenvolvedores Debian estão a dois meses da transição e congelamento de recursos para o Debian 11 “Bullseye”. Além disso, por sua vez, esta última versão só deverá ficar pronta no final do ano que vem.

A partir de 12 de janeiro de 2021 ocorre a transição e congelamento de fundamentos para o lançamento Debian 11 “Bullseye”. Depois disso, os mantenedores do Debian devem evitar mudanças grandes ou traumáticas que atrapalhem o andamento de todo esse processo. O soft freeze deve então começar em 12 de fevereiro e o hard free em 12 de março. O congelamento completo e o lançamento real do Debian 11.0 ainda não foram determinados.

Debian 13 se chamará Trixie e Debian 11 define calendário de congelamento

Em 12 de janeiro de 2021, atingiremos o primeiro marco do lançamento (…) Se houver um bug não corrigido que está incomodando você, lembre-se de consertá-lo (por exemplo, através de um NMU) agora em vez de mais tarde.

Quando a transição e o congelamento dos fundamentos (compilar) começarem, estaremos esperando que os mantenedores não comecem novas transições e evitem grandes mudanças perturbadoras em seus uploads. Mantenedores de pacotes que fazem parte dos fundamentos (build-) são esperados para interromper o upload destes pacotes, ou no caso de algo ser realmente necessário para se alinhar conosco antes.

Na última atualização feita pela equipe de lançamento, além de se preparar para o próximo congelamento do Debian 11, eles também escolheram o codinome Debian 13. O Debian 13 tem o codinome Trixie.

Debian 13 se chamará e Debian 11 define calendário de congelamento

Nova versão, novo codinome

Como de costume, os codinomes do Debian são derivados de personagens dos filmes Toy Story. Portanto, o Trixie é um dinossauro de brinquedo de plástico azul apresentado pela primeira vez em Toy Story 3.

O sucessor do Debian 11 “Bullseye” foi o já anunciado Debian 12 “Bookworm”. Assim, depois disso, será o Debian 13 “Trixie”. No entanto, dado o ritmo normal de lançamentos do Debian, não espere pelo Debian 12 até 2023 e pelo Debian 13 por volta de 2025.